Nova unidade da Gameleira é inaugurada com presença do Ministro da Justiça

Unidade terá 603 novas vagas e possui 78 celas divididas em três pavilhões

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Celas da Gameleira II
Celas da Gameleira II

Foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (19) a unidade II da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira, que fica na zona rural de Campo Grande. A inauguração contou com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, dentre outras autoridades federais, como a diretora-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Tânia Maria Matos Ferreira Fogaça. A unidade foi construída por meio de parceria entre Estado e União.

“Mato Grosso do Sul fica numa região prioritária para segurança pública. Sempre que mandamos novos efetivos enviamos pra cá também,  porque como sabemos, é um ambiente de fronteira, então é sempre lembrado por nós”, disse o ministro Anderson Torres, que também entregou dois ônibus para transporte de detentos com 28 lugares cad

Já o governador Reinaldo Azambuja disse que Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais apreendem drogas e que isso contribui para o aumento da massa carcerária, daí a importância de obras como a da Gameleira II. “Do ano passado pra cá tivemos um aumento de 17% no número de apreensões de droga”.

O chefe do executivo estadual também aproveitou a ocasião para falar sobre o novo Presídio Feminino, que está quase pronto e ficará em frente a obra inaugurada hoje. “Serão mais 407 e vagas”,  completou.

[Colocar ALT]
Autoridades durante solenidade de entrega (Foto: Renata Portela)

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, explicou que a nova unidade penal vai receber apenas internos processados e faccionados (que correm risco de morte) e aproveitou o evento para anunciar a ampliação de vagas em presídios já existentes.

“Haverá ampliação de 908 vagas  nas cidades de Dois Irmão do Buriti, Naviraí, Nova Andradina, Três Lagoas e Paranaíba”

Na inauguração também  estava presente o presidente do SINSAP-MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS), André Luiz Garcia Santiago. Segundo ele, a categoria vê com bons olhos a inauguração, mas pede um números maior de agentes.

“Temos cerca de um agente para cada 67 presos, quando o ideia seria um para quatro”.

Estrutura

A unidade tem área de 6.982 m² e investimentos de R$ 18,5 milhões. Com a inauguração, serão abertas 603 novas vagas no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul. Ao todo, a penitenciária possui 78 celas divididas em três pavilhões; um pavilhão com 11 celas da saúde e 12 celas disciplinares.

A nova unidade da Gameleira conta com guaritas, módulo de administração e agentes, módulo de revista, portaria externa, guarda externa, módulo educacional, módulo para triagem, inclusão e isolamento, módulo de saúde, espaço de vivência coletiva, módulo de serviço, reservatório, cisterna, lixeira, área externa, casa de gás, muralha e alambrado.

O presídio de regime fechado possui como diretor e diretor-adjunto nomeados, os agentes Maycon Roslen de Melo e Leoney Martins Duarte Barbosa, respectivamente. Os servidores penitenciários estão à frente da organização da rotina de segurança e administrativa do local.

Ativação de fato

Para sua ativação, será realizada a lotação dos agentes penitenciários na unidade, bem como treinamento destes servidores, promovido pela Escola Penitenciária através de instrutores altamente capacitados integrantes do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), com o apoio do Depen, através da Penitenciária Federal de Campo Grande.

Conteúdos relacionados

construção
frota