A SES (Secretaria Estadual de Saúde) destinou R$ 10.452.075,08 para 13 municípios ampliarem a oferta de exames de média e alta complexidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A resolução foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (28).

O programa para intensificação de exames do governo de MS prevê a realização de 33.002 procedimentos no período de 13 meses. Também estão previstas 68.618 cirurgias eletivas.

Trata-se de exames como ressonâncias, tomografias, ultrassons, colonoscopia e endoscopia de pessoas que estão na fila aguardando pelos procedimentos pelo SUS.

Então, o objetivo é reduzir a fila de espera de cirurgias e exames que deixaram de ser realizados devido à pandemia da covid.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, explica que a retomada do programa é importante para a realização dos exames e cirurgias que estão represados. “Muitas pessoas aguardam na fila por cirurgias e exames. O programa tem por objetivo a realização desses procedimentos que deixaram de ser realizados durante a pandemia”, disse.