Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS lidera ranking de imunização, mas é o 5º do Brasil em atraso na 2ª dose

Levantamento da Fiocruz revela situação dos estados na vacinação contra Covid-19
Arquivo -
Fiocruz aponta que taxa de atraso em MS é de 14%; taxa nacional fica em 11%.
Fiocruz aponta que taxa de atraso em MS é de 14%; taxa nacional fica em 11%.

está entre os estados com a maior proporção de pessoas em atraso para tomar a 2ª dose da vacina contra o coronavírus. Os dados consideram atraso em pessoas que ainda não tomaram a D2 (segunda dose) da vacina duas semanas após o prazo. No ranking do atraso, MS fica em quinto lugar com taxa em 14%. Contudo, é importante lembrar que mesmo com atraso, o Estado ainda lidera o ranking geral da imunização no país. 

Os dados foram divulgados em um painel da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que serve para acompanhar o cumprimento do esquema vacinal e avaliar o plano de vacinação nos Estados. A Fundação explica que foram considerados apenas os indivíduos que tomaram a primeira dose e que ainda não tomaram a segunda. É considerado atraso quando as pessoas não tomam a D2 14 dias após a data prevista. 

A análise apontou uma taxa nacional de atraso na vacinação da segunda dose de 11%, até o dia 15 de setembro. Em Mato Grosso do Sul, a taxa de atrasados representa 14% dos vacinados e é uma das maiores do país. MS está em quinto lugar no ranking do atraso vacinal, ficando atrás somente do Ceará (33%), (18,8%), (16,5%) e Sergipe (15,7%).  A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a SES para questionar sobre o atraso na D2 e aguarda retorno. 

Os dados a respeito de mostram uma taxa de atraso menor do que o índice nacional e de MS. Conforme o painel, o índice de atraso para tomar a 2ª dose na Capital é de 10,1%. Ao todo, são 21,3 mil pessoas com a D2 atrasada há cerca de 14 dias. 

Os pesquisadores da Fiocruz ressaltam que o atraso na segunda dose pode trazer problemas, inclusive comprometer a efetividade das vacinas. Portanto, é de extrema importância que as pessoas busquem tomar os imunizantes no prazo indicado. 

Esforços para incentivar a vacinação

Com o objetivo de incentivar a vacinação, não somente da 2ª dose, mas também da 1ª e 3ª doses, Mato Grosso do Sul tem feito alguns esforços. No último sábado (25), foi o Dia D da vacinação contra o coronavírus, quando municípios fizeram mutirão para aplicar as doses. O Estado tem recebido novas remessas de vacina a cada semana e o objetivo da SES (Secretaria de Estado de Saúde) era de aplicar as 400 mil doses disponíveis nesta semana. 

Além disso, municípios têm feito a busca ativa como forma de incentivar a imunização. Geralmente, os municípios entram em contato com as pessoas que ainda não tomaram a 1ª dose ou estão com a 2ª dose atrasada. O contato pode ser feito pessoalmente, quando agentes de saúde fazem a busca da pessoa em casa, ou podem ser feitas via WhatsApp. 

MS continua líder no ranking da vacinação

Mesmo com o atraso de parte da população para tomar a 2ª dose, Mato Grosso do Sul continua líder na imunização, conforme dados do consórcio dos veículos de imprensa. O Estado fica na frente de São Paulo e Rio Grande do Sul. 

Dados do Vacinômetro apontam que 76,45% da população geral tomou ao menos uma dose da vacina contra o coronavírus. Com relação aos totalmente imunizados, ou seja, que tomaram as duas doses ou a vacina de dose única (Janssen), representam 57,45% da população. 

Se considerarmos somente os adultos, a cobertura vacinal é ainda maior: 94,61% tomaram ao menos uma dose e 75,98% estão completamente imunizados. Entre os adolescentes, 64,06% tomaram a D1 e somente 11,54% estão imunizados. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista bêbado bate em poste que fica pendurado e deixa moradores sem luz em Campo Grande

Lula assiste a desfile militar e faz reunião com Putin na Rússia

Agendão: Espetáculos de teatro, bazar beneficente e feiras culturais animam fim de semana em Campo Grande

Semana encerra com 1,8 mil vagas na Funsat em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Filho de Luciano Huck termina com Duda Guerra após polêmica, diz colunista

Últimas Notícias

Cotidiano

Com risco de ventos de até 100 km/h, Dourados entra em alerta de tempestade

Um alerta de tempestade, com grau de severidade considerado de perigo para Dourados e região em vigor nesta sexta-feira (9) a partir das 13h e segue o sábado (10). O aviso foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, … Continued

Mundo

Leão XIV, em 1ª missa, destaca Igreja evangelizadora e temas caros de Francisco

Celebração ocorreu com o colégio de cardeais que o elegeu e foi o fechamento oficial do conclave

Polícia

VÍDEO mostra ciclista sendo atropelada por carro na Avenida Guaicurus

Mulher foi socorrida para a Santa Casa com lesões graves na manhã dessa quinta-feira (8)

Mundo

Primeiras declarações do Papa Leão XIV são elogiadas por líderes mundiais

Novo pontífice pediu pela paz "desarmada e desarmante" e aos fiéis em guerras na Ucrânia e Gaza