MS fecha outubro com menor número de mortes por covid desde maio de 2020

Conforme a SES, a última morte registrada no Estado ocorreu na quarta-feira passada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Programe-se para os próximos dias
Programe-se para os próximos dias

Mato Grosso do Sul encerrou o mês de outubro com 45 mortes por covid, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (1º) pela SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde). É o menor número de óbitos pela doença desde maio do ano passado, quando foram registradas 11 mortes.

Conforme a SES, MS não registra morte por covid desde a última quarta-feira (27). Os dois últimos boletins oficiais divulgados pelo governo não constam óbitos.

As estatísticas oficiais da SES indicam que outubro de 2021 foi o 4º mês com menor número de mortes da pandemia, atrás apenas dos primeiros meses após a chegada da doença: março (1 caso), abril (8) e maio (11). Setembro deste ano, que estava como o 4º mês com menos mortes, caiu para a 5ª posição, com 155 óbitos.

Casos 

Da mesma forma, o número de casos da doença em outubro também é o menor desde maio do ano passado. Foram 3.496 casos no mês passado, atrás apenas de março (48 casos), abril (207) e maio (1.234) — meses referentes ao ano de 2020.

A doença começou a apresentar queda após atingir o pico em junho, quando foram 44.686 casos e 1.325 mortes. Após isso, conforme a vacinação avançou, a doença começou a regredir.

O boletim desta segunda-feira indicou, por exemplo, a confirmação de apenas 38 casos. 

Números

Dessa forma, MS fechou outubro — o 19º da pandemia — com 1.086.540 casos notificados/suspeitos. Desses, 376.501 foram confirmados.

A SES informou que 9.646 pessoas morreram vítimas da covid no Estado.

Outro fator determinante na covid foi o número de internações, que chegou a bater a marca de 3 mil pessoas no auge da pandemia há alguns meses. O boletim desta segunda-feira, por outro lado, aponta que o sistema de saúde possui apenas 72 hospitalizados com coronavírus.

Flexibilizações

Desde que o avanço da vacinação permitiu a melhora dos números da covid, a estabilização de novos casos, diminuição de mortes e quedas no índice de transmissão fizeram com que as autoridades iniciassem uma série de flexibilizações.

A primeira delas foi no toque de recolher, que deixou de valer no dia 23 de agosto. Após isso, os números da doença continuaram melhorando e restrições de lotações em estabelecimentos foram afrouxadas. 

Depois, eventos menores começaram a ser permitidos e o show de Nando Reis, na noite do último sábado (30), marcou a retomada de eventos maiores. O número de pessoas que compareceram não foi divulgado, mas milhares assistiram ao show na Praça do Rádio, no Centro.

Nando Reis se apresentou na Praça do Rádio
Nando Reis se apresentou na Praça do Rádio. (Foto: Sectur/Reprodução)

Até o momento, MS aplicou 4.043.372 doses de vacina contra covid. No total, 2.190.123 pessoas receberam ao menos uma dose da vacina.
Dessas, 1.819.048 — que representam 64,75% da população — estão imunizadas.

 

Conteúdos relacionados

lei seca cerveja bebidas
Yoga