Cotidiano

MS e outros 9 estados não aparecem na lista de casos das variantes da Covid-19

Apesar de ter confirmado a investigação de casos de variantes da Covid-19, MS não aparece na lista com casos confirmados das novas cepas.

Dândara Genelhú Publicado em 23/02/2021, às 15h52 - Atualizado às 15h54

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução. - Foto: Reprodução.

Apesar de ter confirmado a investigação de casos de variantes da Covid-19, Mato Grosso do Sul não aparece na lista de estados com casos confirmados das novas cepas. Além de MS, o Ministério da Saúde não apontou casos em outras nove federações nacionais.

Assim, estão livres de casos das novas variantes: Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Acre, Amapá, Espirito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rondônia, Tocantins. No Brasil já foram identificadas duas mutações do coronavírus, a cepa do Reino Unido e a do Amazonas.

A variante estrangeira já foi confirmada em 20 pessoas no país. De acordo com dados da pasta, até 20 de fevereiro foram São Paulo (11), Bahia (6), Goiás (2), Rio de Janeiro (1).

Então, a cepa brasileira que circula o país já foi encontrada em 184 casos. Localizados no: Amazonas (60), São Paulo (28), Goiás (15), Paraíba (12), Pará (11), Bahia (11), Rio Grande do Sul (9), Roraima (7), Minas Gerais (6), Paraná (5), Sergipe (5), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (4), Ceará (3), Alagoas (2), Pernambuco (1) e Piauí (1).

Casos investigados no MS

Até a manhã desta segunda-feira (22), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) aguardava o resultado do laudo de três casos com suspeita da possível nova cepa do vírus no Estado. Conforme a secretaria, não há previsão para que os resultados fiquem prontos. As amostras dos pacientes estão sob análise do IAL (Instituto Adolfo Lutz) em São Paulo.

Há 57 casos suspeitos para a nova cepa do vírus em Campo Grande. O titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro Filho, diz que os pacientes teriam se contaminado no Estado, em cidades como Corumbá por exemplo, mas acabaram vindo para a Capital.

Jornal Midiamax