Mato Grosso do Sul deve receber nova remessa de vacina contra covid da AstraZeneca nos próximos dias, informou o Ministério da Saúde. Conforme a pauta de distribuição aplicada nos últimos envios, a expectativa é que cerca de 50 mil doses do imunizante sejam enviadas ao Estado.

Na sexta-feira (9), o Ministério da Saúde recebeu mais um lote com 4 milhões de doses da AstraZeneca da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que produz o imunizante no Brasil. Dessa forma, a distribuição ocorrerá nos próximos dias, informou a pasta.

Vacinação no país 

A campanha de vacinação contra a Covid-19, no Brasil, também recebeu nesta semana o reforço de 600 mil doses da Pfizer/BionTech e 937 mil vacinas da Coronavac/ Butantan. Ao todo foram 5,5 milhões de doses entregues ao Ministério da Saúde.

Metade da população vacinada em MS

Mato Grosso do Sul atingiu, na manhã deste sábado (10), a marca de metade da população adulta vacinada com a 1ª dose contra covid, totalizando 1.405.164 pessoas. A expectativa é de que até o mês que vem 80% dos sul-mato-grossenses já estejam vacinados.

Desse total, 1.237.824 receberam imunizantes de 2 doses e ainda precisam completar o ciclo vacinal. Outras 167.340 pessoas tomaram a vacina da Janssen, que é de aplicação única, e estarão imunizadas após 15 dias.

Em relação à D2, um quarto dos 2,8 milhões de habitantes de MS, ou seja, 25%, já completaram o esquema vacinal e após 15 dias já são considerados imunizados. Isso significa que estão protegidos dentro da eficácia de cada imunizante. Todos os utilizados no Estado foram aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e apresentam resultados seguros para proteção de quadros mais severos e óbitos por covid.