MS antecipa 2ª aplicação da AstraZeneca e vai reter doses para evitar novos atrasos
Estratégia é para evitar atraso na conclusão da imunização como ocorreu com a CoronaVac
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com mais de 134 mil pessoas com vacinas contra covid atrasadas em Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) irá priorizar aplicação da 2ª dose. Das 51.500 que MS irá receber, 27 mil são da CoronaVac e serão destinadas para completar a imunização de quem está com atraso no ciclo vacinal.
Além disso, das 24.500 doses da AstraZeneca, metade (12.250) será destinada para antecipar a aplicação da 2ª dose em quem iria completar a janela de 90 dias no fim de maio e junho. “Vamos antecipar a D2. Pessoas que estão com 8, 9, 10 e até 11 semanas completas, marchando para a 12ª semana, poderão tomar essas vacinas que estarão com ciclo vacinal [completo]”, declarou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.
Ainda conforme o titular da SES, a outra metade será dividida em duas partes: 50% para avançar na imunização com a 1ª dose e o restante será mantido na rede de frios, para evitar atraso na 2ª aplicação como ocorreu com a CoronaVac. “Vamos retê-las para que não fiquemos nessa situação angustiante. Muitas pessoas aguardando a Coranavac para completar sua vacina”, completou Resende, informando que a resolução será publicada no Diário Oficial de quinta-feira.
A estratégia é para evitar atraso na imunização como ocorreu com a CoronaVac, que ocorreu diante da falta de insumos no Brasil para que o Instituto Butantan pudesse produzir o imunizante. O calendário de distribuição do Ministério da Saúde sofre constantes alterações e atrasos desde o início da campanha de vacinação, em janeiro.
Nova remessa
O lote com 51.500 doses de vacina chega na quinta-feira (13) a Mato Grosso do Sul. O 21º lote é composto por 27.000 doses da vacina da Coronavac e 24.500 doses da vacina da Astrazeneca. Com a chegada do novo carregamento, Mato Grosso do Sul somará 1.044.920 doses recebidas do imunizante.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.