Mesmo com a chegada de doses ao Brasil no fim de semana, continua na expectativa para saber quando chegam as remessas da vacina . O Ministério da Saúde divulgou que faria a entrega de 7,8 milhões de doses em todo o país em novembro. As vacinas são necessárias para aplicar a 2ª dose em mais de 237 mil moradores do Estado. Mesmo sem prazos estipulados, MS espera vacinar todos até o fim do ano. 

Durante a live da SES (Secretaria de Estado de Saúde), comentou que ainda não obteve resposta do Ministério da Saúde. Ainda não há um prazo para a chegada das remessas ao Estado. Enquanto a 3ª dose foi liberada para toda a população adulta, os vacinados com a Janssen ainda esperam pela D2. 

“Estou cobrando minha equipe, para que cobrem o Ministério da Saúde. Que sejam bastante operosos em cobrar o Ministério no sentido de encaminhar urgentemente essas doses de vacina”, reforça. 

O secretário estadual de saúde explica que todos que tomaram a Janssen, que até então era de dose única, devem tomar a 2ª dose. Só depois é que o público poderá tomar a dose de reforço. “Faremos até o final de ano. Se tudo correr como esperado, acredito que possamos fazer o compromisso de imunizar a todos”.

A cada 10 sul-mato-grossenses, um recebeu Janssen

A vacina da Janssen foi o imunizante menos aplicado durante a campanha de vacinação contra covid em Mato Grosso do Sul. Mesmo com a vacinação em massa nas 13 cidades de fronteira, somente um a cada dez sul-mato-grossenses recebeu a vacina que era, até então, de dose única. Em julho, o Estado recebeu 165 mil doses para vacinar toda a população na fronteira. Na época, Campo Grande não foi contemplada, mas é a cidade que mais precisa de doses.

Dados do Vacinômetro da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontam que 10,10% da população foi vacinada com a Janssen, considerando a população apta a vacinar, ou seja, a partir dos 12 anos. Campo Grande foi a cidade que mais aplicou doses da vacina, foram 45.539 pessoas vacinadas. Agora, a cidade precisa receber o mesmo quantitativo de doses para conseguir aplicar a 2ª dose na população.