MPMS faz reunião e discute descumprimentos de decreto estadual
Instituição se reuniu com representantes institucionais e administrativos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) se reuniu com autoridades municipais e estaduais para discutir sobre os descumprimentos do decreto estadual que colocou 43 cidades de Mato Grosso do Sul na bandeira cinza do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia). A bandeira cinza determina diversas restrições, entre elas o fechamento de comércio classificados como não essenciais.
Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã e Sidrolândia descumpriram as normativas estaduais. O procurador-geral do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, reuniu-se com representantes dos poderes municipais, estadual, Defensoria Pública-Geral, Procuradoria-Geral do Estado, OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) e Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul).
Segundo a instituição, o objetivo da reunião foi para construir um diálogo que visa estabelecer uma atuação uníssona de regras à sociedade no combate à propagação da covid-19.
Após três horas de reunião, ainda segundo o MPMS, os participantes debateram sugestões para construção de mecanismos para tornar o Programa de Saúde e Segurança da Economia, que divulga a situação epidemiológica das quatro macrorregiões e dos municípios do Estado.
Ficou acordado que o Governo do Estado de MS vai encaminhar para a Procuradoria-Geral de Justiça a análise e decisão da SES (Secretaria Estadual de Saúde), sobre o acolhimento ou não das justificas dos municípios que descumpriram o decreto.
Após a análise da documentação, a Procuradoria-Geral de Justiça analisará a constitucionalidade dos decretos municipais e eventuais descumprimentos do decreto estadual, nos parâmetros fixados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o tema.
Notícias mais lidas agora
- Idosa de 67 anos é presa após esconder porções de drogas em planta
- Na garupa de moto, criança de 7 anos sofre traumatismo craniano após acidente em rodovia de MS
- Morre traficante que capotou S10 carregada com 1,5 tonelada de maconha em MS
- VÍDEO: Motociclista é socorrido desacordado e moto é destruída em acidente em cruzamento de Campo Grande
Últimas Notícias
Fernanda Torres comenta críticas a ‘nepo babies’: ‘é a briga errada’
Atriz é filha de Fernanda Montenegro e Fernando Torres
Diva Guimarães, professora que emocionou a Flip, morre aos 85 anos
Diva viralizou nas redes sociais após fazer um relato comovente durante uma sessão da Flip
Distrito de Taboco fica totalmente sem energia após temporal: ‘acabou, já era’
Morador diz que a água do distrito funciona com bomba e sem energia também não há fornecimento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.