Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mortes e internações devem despencar em MS com 70% já vacinados, diz especialista

O estado entra no quarto dia consecutivo com taxa de internações abaixo dos 25%
Arquivo -

Com a vacinação avançando ainda mais em , o estado atingiu 70% da população adulta vacinada no último fim de semana e, com a marca, os números de internações e mortes devem despencar, avalia especialista.

O infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Julio Croda, explica que Mato Grosso do Sul ainda precisa avançar na imunização, devendo atingir 80% da população geral vacinada. No entanto, o percentual de adultos vacinados já pode mudar o cenário ainda mais em MS.

“Quando a gente compara, imunidade de rebanho é considerada a população geral. O que pode mudar [com 70% a 80% de imunidade dos adultos] é que a taxa de internação e óbitos poderão diminuir ainda mais porque são os adultos que ficam em sua maioria internados com a doença”, disse Croda.

Quando comparado com a população geral vacinada em MS, são 52% de totalmente imunizados. O infectologista disse que ainda há um caminho a se percorrer até atingir a imunidade de rebanho.

“Comparado aos outros países, Mato Grosso do Sul ainda tem menos de 55% de imunidade coletiva, que é população geral vacinada. Ainda precisamos avançar mais”, pontuou.

‘Sinal verde’ em internações

Mato Grosso do Sul entrou no quarto dia consecutivo registrando menos de 25% da ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid. Nesta segunda-feira (20) foi registrado 22,9% de ocupação, a menor taxa já registrada do ano.

Há quatro meses, MS entrava em colapso de internações de pacientes com coronavírus, com taxa de ocupação chegando a marcar 101%. Pacientes eram improvisados em alas dos hospitais e o número de casos se proliferavam a cada dia.

Com o salto na vacinação, com as mais de 3 milhões de doses aplicadas em MS, os reflexos apareceram. Os leitos dos hospitais foram esvaziando e atualmente existem apenas 92 pacientes internados em estado grave. 

70% dos adultos vacinados

Quase oito meses depois de começar a aplicação das doses, o Estado atingiu 70% dos adultos imunizados, ou seja, com o ciclo vacinal completo. O número para a imunidade coletiva não é um consenso, por isso o objetivo é avançar ainda mais e chegar a 80% no início de outubro. 

MS foi o primeiro estado a atingir a imunidade coletiva da população adulta. O Estado fica na frente de São Paulo, que tem 63,76% dos adultos imunizados. Já o , que também disputava a liderança no ranking nacional, tem 55,4% dos adultos com ciclo vacinal completo.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, comemora o marco. “Podemos dizer que chegamos a 70% vacinados com a segunda dose ou com dose única, o que faz com que Mato Grosso do Sul tenha a imunidade coletiva”, disse ao Jornal Midiamax. 

O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde) comenta que não há um consenso sobre os números para considerar a imunidade coletiva. Entre especialistas, o percentual varia de 60% a 90%. 

“É um marco, uma meta. Estes números não têm consenso na literatura mundial, mas vamos avançar mais ainda. A gente pode chegar, até o início de outubro, a 80% imunizados. Vamos trabalhar intensamente para passar este número”, afirma Resende. 

*Com Mylena Rocha

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Servidor diz que Bolsonaro pediu dados de votação de Lula em territórios do CV

Mãe e filha mortas em acidente na MS-145 serão veladas em Campo Grande

Com alimentos até três vezes mais caros, licitação para merenda escolar é suspensa em Caracol

Construção de 249 casas para área rural de MS terá custo de R$ 32,8 milhões

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Encerra hoje o prazo para inscrições de interessados em bolsa de 100% em Medicina

Últimas Notícias

Polícia

Fazendeiro que ‘tomou dores’ do filho e matou vizinho de cerca é preso em MS

O crime ocorreu na manhã da última quinta-feira (10)

Política

Taxação de Trump contra produtos brasileiros será discutida no Senado na próxima terça-feira

Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) preside a CRE (Comissão de Relações Exteriores) e convocou a reunião

Brasil

Avião da Azul que saiu de SP precisa fazer pouso de emergência no Rio

Máscaras de oxigênio foram acionadas pro prevenção

Brasil

Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados

Falha no controle da matéria-prima está sendo investigado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento