Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mortes e internações de pacientes com mais de 90 anos quase zeraram em Campo Grande

A morte e internação de pessoas com mais de 90 anos em decorrência da covid praticamente zerou em Campo grande, conforme avaliação feita pelo titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro Filho, nesta segunda-feira (22). A afirmação foi feita durante transmissão ao vivo que anunciou mutirão de vacinação e abertura do Ginásio Guanandizão […]
Arquivo -

A morte e internação de pessoas com mais de 90 anos em decorrência da covid praticamente zerou em , conforme avaliação feita pelo titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro Filho, nesta segunda-feira (22).

A afirmação foi feita durante transmissão ao vivo que anunciou mutirão de vacinação e abertura do Ginásio Guanandizão como mais um polo de imunização na capital. Durante a live, José Mauro defendeu que a imunização é responsável pelos indicadores positivos.

“Internados e óbitos praticamente zeraram acima de 90 anos. A Sesau acredita que esse resultado é por causa da vacina”, detalhou, reforçando que o mesmo resultado é observado em outras cidades brasileiras. “A questão é vacinar”, completou.

Ao longo da semana, que terá restrição de funcionamento do , na chamada semana “fecha tudo”, a atividade nos postos de saúde será exclusiva para vacinação. Ao todo, são 32 unidades que farão a imunização de pessoas entre 73 e 67 anos, conforme calendário específico para cada faixa etária.

Mutirão

Diante da possibilidade de superlotação, José Mauro destacou que, a partir de quarta-feira (24), o Ginásio Guanandizão também terá sua estrutura destinada à para vacinação de pacientes contemplados no calendário, respeitando o dia específico. O secretário também anunciou que parcerias fechadas com planos de saúde também deverão aumentar o locais de vacinação.

A estratégia é utilizar a logística dos planos que queiram participar da imunização. Até o momento, a Sesau já fechou acordo com a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) e com a Fusex (Fundo de Saúde do Exército).

“Eles vão oferecer toda a estrutura para que vacinem o público que tem plano de saúde e assim a gente tira um pouco de gente dos postos de saúde. Os planos vão oferecer toda a estrutura, como agulhas e insumos. É uma força-tarefa”, destacou.

Apelo ao “fique em casa”

A transmissão ao vivo ocorreu no primeiro dia da semana “fecha tudo” em Campo Grande, até o próximo domingo (28), na qual somente serviços essenciais podem funcionar, com das 20h às 5h do dia seguinte. Marquinhos justificou a estratégia com base no planejamento técnico e científico adotado e com a superlotação dos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) na cidade.

“Chegamos a um número preocupante de ocupação de leitos. Campo Grande hoje possui 317 leitos de UTI, dos quais, 314 estão ocupados. O número que aproxima-se a 100% e quando esse número chega bem próximo do limite, faz-se tomada de decisões, que são amargas, todavia, necessárias (…). Por favor, campo-grandense, ajude esse grupo técnico, porque pode chegar o momento de você precisar de um leito e nós não termos mais”, declarou Marquinhos.

O prefeito também destacou que houve um incremento no número desses leitos, que antes da somavam 116, mas que foram ampliados para 317. “Não há mais espaços para aumentar essa estrutura e, ainda se houvesse, não há mais estrutura humana”, disse Marquinhos, sobre a falta de intensivistas. “Também começam a faltar insumos de sedação, no planeta. Está em contagem regressiva para aqueles que estão no leito ou indo para uma UTI”, alertou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Temporal alaga ruas e invade casa no jardim Los Angeles

Após mais de uma década juntos, Mick Jagger e Melanie Hamrick confirmam noivado

fios venda

Seis técnicos são presos por desviar fios de energia para venda ilegal em Campo Grande

ufms

UFMS abre 48 vagas para técnico em educação na Capital e interior

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

algamentos

Temporal deixa três pontos de alagamentos na BR-267; confira

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

“Star Wars: Starfighter” terá Ryan Gosling como protagonista

Prepare-se para ver Ryan Gosling em uma galáxia muito, muito distante! O astro foi confirmado no elenco de Star Wars: Starfighter, nova produção da Lucasfilm com estreia prevista para maio de 2027. O longa será dirigido por Shawn Levy, conhecido por seu trabalho em Stranger Things e Free Guy. Diferente dos filmes anteriores da saga, … Continued

Cotidiano

Com desabrigados e rastro de destruição pela chuva, Jardim pode declarar estado de emergência

Há pessoas desabrigadas pela água que invadiu as casas, além de quedas de árvores e queda de energia

MidiaMAIS

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

Atrações incluem espetáculos de diversos estilos, mostra coreográfica e um laboratório de improvisação

Brasil

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Polícia suspeita que crime tenha sido cometido por ciúmes, já que a suposta autora é ex do atual namorado de uma das vítimas