Teve início nesta quarta-feira (22) a montagem da pavimentação artesanal, paver intertravado, no bairro Morada do Sol, região Sul de Campo Grande. O paver é um tipo de lajota usada em calçadas e como pavimento de ruas e foi escolhido para a região devido ao lençol freático.

Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, o lençol freático no bairro é aflorado, dessa forma basta perfurar um metro para minar água. O trânsito pequeno de veículos no local também foi um fator determinante para a escolha da pavimentação. “O solo não suportaria o impacto da terraplanagem, imprimação, para aplicar do asfalto de CBUQ. Seria preciso um investimento alto em , como está sendo feito no Nova Campo Grande, que é um bairro que recebe tráfego pesado. Diferente do Morada do Sol, que é basicamente residencial, onde o fluxo de veículos é praticamente só dos moradores e as ruas são estreitas. Isto não significa que sobre o paver não possa passar veículos pesados, como caminhões e ônibus”, explica o secretário.

Ao todo 14 trabalhadores aplicam a pavimentação, que começou pela Rua Alberto Albertini e será levada a outras sete vias, somando uma extensão de 1,2 km. Para garantir resistência e durabilidade ao pavimento, estão sendo construídos 640 metros de drenagem, enterrados na Rua Juqueri, para escoar a enxurrada captada pelas bocas de lobos. A tubulação será conectada à drenagem existente nas vias asfaltadas do bairro Los Angeles, por onde passam os ônibus do transporte coletivo.

A pavimentação anima os moradores da região, que esperam há anos pelo fim da poeira e do barro. “Vai ficar muito bonito”, avalia a moradora Cleonice de Fátima, que mora há 32 anos na região.