Ministério prevê envio de 2ª dose da Coronavac para MS apenas na primeira quinzena de maio

Em MS, 27 cidades já estão sem doses da Coronavac para 2ª aplicação
| 27/04/2021
- 19:28
Ministério prevê envio de 2ª dose da Coronavac para MS apenas na primeira quinzena de maio
Campo Grande paralisou a vacinação da 2ª dose da Coronavac. - Foto: Reprodução.

Mato Grosso do Sul deve receber nova remessa de Coronavac apenas na primeira quinzena de maio. O Ministério da Saúde publicou nota com a informação. Nesta terça-feira (27), MS já tem 27 cidades sem doses dessa vacina para completar a imunização contra a Covid-19. 

Assim, a Pasta disse que para a garantir a compensação e fechamento do esquema vacinal de grupos prioritários, “a previsão de recebimento de novas remessas de vacinas na primeira quinzena de maio”. Então, a vacinação com a segunda aplicação da Coronavac deve ser adiada por mais alguns dias em algumas cidades de MS. 

O Ministério lembrou que as vacinas das segundas doses começaram a ser enviadas a partir do 11º lote. Sendo que a divisão de envios da primeira e segunda aplicação foi feita pelo “aumento no número de casos de coronavírus e a necessidade da aceleração da vacinação”. 

Então, na prática as vacinas da Coronavac, devem ser enviadas em lote com primeiras doses e depois de quatro semanas, o lote com as segundas doses. No entanto, no último carregamento, MS recebeu apenas 10 mil vacinas produzidas pelo Instituto para segunda aplicação. 

De acordo com a Pasta, existem três grupos prioritários que ainda precisam da segunda aplicação da Coronavac em todo o Brasil. São: 3% dos trabalhadores da saúde, 6,2% das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas e 1,9% dos idosos entre 60 e 64 anos, totalizando 416.507 de pessoas. 

“A previsão de envio da segunda dose para esses grupos é para a primeira semana de maio, cumprindo o ciclo vacinal no tempo adequado’. Porém, em Campo Grande, a vacinação da segunda dose já está atrasada para algumas pessoas. 

Agendados para até 20 de abril conseguiram ser vacinados com a segunda dose na Capital. No entanto, ainda não foram dadas informações sobre quando outros grupos serão chamados. Por enquanto, a (Secretaria Municipal de Saúde) pede que aguardem a notificação para aplicação da segunda dose. 

 Apesar do atraso, o Ministério da Saúde adverte que as pessoas precisam buscar a segunda dose. Quando forem chamados para aplicação, vacinados com a Coronavac devem ir até um ponto de vacinação e completar a imunização contra Covid-19.

Veja também

Corpo de Bombeiros realizam combate a um încêndio de grandes proporções no Bairro Vida Nova...

Últimas notícias