Com feriadão chegando, os sul-mato-grossenses já estão com as malas prontas para viajar. Um dos destinos preferidos dos pescadores de plantão é Corumbá e seus barcos-hotéis, que vão ‘bombar' nos próximos dias e operar com a capacidade máxima nesta época de pré-piracema. 

O barco-hotel Almirante já tem todas as 60 reservadas no município, segundo o gerente, Manoel Júnior. Ele conta que esse ano o movimento foi melhor em relação ao mesmo período do ano passado, no meio da pandemia. Em 2021, as reservas voltaram com tudo, garantiu. “Esse ano voltou o que era antes da pandemia, em 2019, 2018. Só ano passado que baixou um pouco”, revelou ao Jornal Midiamax.

O mesmo vale para os três barcos do Igaratá Barco-Hotel, que vão operar com cerca de 60 pessoas, que buscam as belezas do pantanal sul-mato-grossense e a diversão do pesque e solte. “Estamos lotados desde abril, maio. Todas as reservas fechadas”, contou o proprietário, Danilo Esteves, à reportagem. 

Apesar do sucesso na procura pelo serviço dos barcos, o Rio Paraguai vem batendo recordes negativos históricos nos últimos dias devido à seca. Na última quinta-feira (7), o nível do rio, em Ladário, bateu recorde negativo que durava mais de 100 anos.

Segundo monitoramento do Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, o nível chegou -52 cm na quinta, quarta-feira (6) foi -50 cm e na terça (5) de -48 cm. Antes de terça, a última vez que o nível chegou a -48 foi em 1910.

Barco-hotel Almirante (Foto: Divulgação/ Almirante)
Barco-hotel Almirante (Foto: Divulgação/ Almirante)

Essa situação impactou na vida do setor de barcos-hotéis, mas não trouxe prejuízos, segundo os empresários. “O que acontece agora é que a gente não consegue subir muito o . Antes a gente subia até 300 km acima e hoje conseguimos ir até 200 km rio acima. A rota mudou um pouco”, explicou Esteves. 

Conforme Manoel, os barcos do Almirante estão conseguindo ir até a região da Serra do Amolar, um dos pontos de pesca. “Antes a gente conseguia ir até um ponto acima, que era o último do nosso itinerário”, contou à reportagem.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil, há previsão para pancadas de chuva na região. “Para as próximas semanas estão previstas ocorrências de pequenas precipitações na área da bacia do rio , com uma maior incidência de pequenos acumulados de chuva, a partir da segunda semana do mês de outubro e se distribuindo de maneira aleatória sobre toda a área da bacia”, informa o boletim.