Os sistemas do Ministério da Saúde sofreram um segundo ataque nesta semana, mas a vacinação segue normalmente em Campo Grande. A população pode comparecer aos pontos de imunização, já que os dados continuam registrados no sistema do município. Só os visitantes, que se vacinaram em outras cidades, é que devem ter o comprovante em mãos obrigatoriamente. 

Na tarde de segunda (13), o Ministério da Saúde anunciou que houve um segundo ataque hacker e até o sistema de e-mails da pasta ficou fora do ar. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explica que a campanha segue normalmente nesta terça-feira (14), conforme o calendário de vacinação. A única complicação é que os dados sobre a imunização ainda não serão transferidos para a plataforma do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Em Campo Grande a vacinação continua normalmente, uma vez que a plataforma municipal, Monitora Covid, não é dependente da plataforma do Ministério. Desta forma as doses aplicadas serão lançadas normalmente, a diferença é apenas que estas informações não irão migrar para o Conect SUS enquanto o problema não for sanado”, elucida a secretaria de saúde. 

No geral, a população pode comparecer aos pontos de imunização mesmo sem o comprovante de papel em mãos. A única recomendação é para os visitantes, ou seja, pessoas que tomaram uma ou duas doses da vacina em outras cidades e agora querem se vacinar em Campo Grande. 

“A orientação da Sesau é que tenha em mãos o comprovante de vacinação, uma vez que, mesmo se não for o emitido pela plataforma ministerial, ele é documento oficial para validação de doses anteriores”.

Como emitir a carteirinha? 

Os campo-grandenses podem baixar o documento digital. Confira o passo a passo: 

1. Para quem já foi vacinado, basta acessar o site com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha utilizados durante o cadastro para vacinação. 

2. Em seguida, aparece o portal com os dados a respeito da vacinação. Para quem tomou 1ª, 2ª e 3ª dose, todos os dados estão registrados.

3. Ao final da página, está o Documento Digital de Vacinação, clique em baixar documento original. 

4. Pronto! Você já tem sua carteirinha para baixar e guardar no celular.