Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mercados e farmácias abrem em Campo Grande? Saiba o que funciona na semana do ‘fecha tudo’ contra Covid-19

Como opção ao lockdown, Campo Grande adotou, nesta quinta-feira (18), a antecipação de feriados para frear a pandemia do coronavírus. Então, de 22 a 26 de março será proibida a abertura do comércio e quaisquer serviços que não sejam essenciais. Com isso, farmácias, drogarias, supermercados e hipermercados podem funcionar. De acordo com a última publicação […]
Arquivo -

Como opção ao lockdown, adotou, nesta quinta-feira (18), a antecipação de feriados para frear a pandemia do coronavírus. Então, de 22 a 26 de março será proibida a abertura do e quaisquer serviços que não sejam essenciais. Com isso, farmácias, drogarias, supermercados e hipermercados podem funcionar.

De acordo com a última publicação de lista de serviços essenciais, são considerados serviços essenciais: assistência à saúde, incluindo atividades da atenção primária a saúde e serviços médicos hospitalares; farmácias e drogarias; conveniências, hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, padarias e centros de abastecimento de alimentos.

No entanto, ainda não é possível afirmar se haverá mudanças nas atividades consideradas como essenciais. Isto porque o decreto que oficializa a nova medida ainda não foi publicado. De acordo com o prefeito (PSD), a oficialização deve acontecer em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), publicado nesta quinta-feira (18) ou sexta-feira (19).

Além disto, a última publicação com lista de serviços essenciais também definia como liberados os serviços de infraestrutura, como fornecimento de água, esgoto, limpeza urbana, energia elétrica, distribuição de gás, telefonia e internet; atividades relacionadas à cadeia de resíduos; postos de combustíveis e serviços de apoio em rodovias; atendimento médico veterinário; serviço de delivery e segurança particular.

É preciso lembrar que que estas atividades estão liberadas para funcionar de acordo com o toque de recolher, que segue vigente para estes trabalhadores. Quanto ao toque que vigora na cidade, é das 20h às 5h. Porém o novo decreto deve confirmar se o período se mantém.

Alternativa ao lockdown

Após reunião com secretariado na tarde desta quinta-feira (18), o prefeito Marquinhos Trad (PSD) descartou implantar lockdown em Campo Grande. Em contrapartida, para frear o avanço da na cidade, o prefeito determinou antecipação de feriados na semana que vem.

De acordo com o prefeito, dos dias 22 a 26 de março, a partir da próxima segunda-feira até sexta-feira, serão antecipados feriados dos dias 2 e 21 de abril, 3 de junho, 26 de agosto e 7 de setembro. Nestes dias, só poderão funcionar serviços essenciais durante 24 horas. Segundo o prefeito, o comércio que não se enquadra em serviço essencial não poderá abrir.

Ainda segundo Marquinhos, não foi decretado lockdown na cidade porque a avaliação é que diminuindo o horário de circulação das pessoas na cidade com a antecipação dos feriados, haverá diminuição do contágio.

A medida adotada pela prefeitura de fechar tudo que é considerado não essencial durante uma semana é uma alternativa ao lockdown, termo em inglês que prevê mais rigor até no funcionamento de serviços considerados essenciais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat

Funsat anuncia 1,9 mil vagas de emprego nesta segunda-feira

Escala médica: confira o número de profissionais disponíveis em unidades de Campo Grande

Dona Ruth declara ‘guerra’ contra Murilo Huff por guarda do neto: ‘Ele que pediu’

Homem é preso após ameaçar cortar a mulher em pedaços em Dourados

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Concursos em Mato Grosso do Sul têm 170 vagas e salários vão até R$ 13,1 mil

Últimas Notícias

Polícia

Motorista usa ônibus do Consórcio para levar adolesecente para casa e manter relações sexuais com menina

Pais da adolescente registraram boletim de ocorrência

Polícia

Foragido da Justiça invade casa, se esconde debaixo de carro e morre em Três Lagoas

Vítima estava desorientada, segundo testemunhas

Mundo

Israel admite ‘erro técnico’ ao atacar ponto que distribuía água

Ao menos 50 palestinos foram mortos

Trânsito

Motorista perde controle, bate em guard rail e tomba carro em Campo Grande 

Motorista foi socorrido e levado para a Santa Casa