Pular para o conteúdo
Cotidiano

Médicos emitem nota de repúdio contra movimento contra decreto para frear avanço da covid

O Sinmed/MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) emitiu nota de repúdio contra manifestação programada para às 14h desta sexta-feira (12) em frente à prefeitura de Campo Grande. O protesto é contra a adoção de medidas para frear o avanço da covid no Estado, como ampliação do toque de recolher e restrição do […]
Arquivo -

O Sinmed/MS (Sindicato dos Médicos de ) emitiu nota de repúdio contra manifestação programada para às 14h desta sexta-feira (12) em frente à prefeitura de . O protesto é contra a adoção de medidas para frear o avanço da covid no Estado, como ampliação do toque de recolher e restrição do funcionamento de atividades não essenciais aos fins de semana.

Precisamos pensar em formas de evitar que mais pessoas sejam contaminadas pelo vírus, estamos, tanto a classe médica quanto o próprio governo, orientando dia a dia a necessidade de distanciamento social. O toque de recolher é uma das formas de conter as aglomerações e de reduzir a circulação do vírus”, declarou o presidente do SinmedMs, Marcelo Santana.  

Ele acredita que o movimento orquestrado para tentar impedir que o município siga as orientações ditadas pelo Governo Estadual não contribui em nada para as medidas que visam defender a saúde da população. “Todos sabemos da necessidade do trabalho em nossas vidas e que precisamos ter saúde para podermos realizar as nossas atividades profissionais, por isso é salutar que busquemos o diálogo de forma consciente e ponderada”, disse.

O infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Julio Croda, avaliou que a manifestação é um “crime contra a saúde”. 

Em postagem em seu perfil no Facebook, o especialista criticou a postura dos manifestantes, que sequer informaram quem seria o organizador. “Repetiremos Manaus com o mesmo roteiro. As mortes por serão normalizadas. A culpa não é do gestor que não abriu leitos infinitos de UTI. A culpa é da sociedade que sabe que não tem leitos nem no setor privado e continua negando a gravidade da situação”, exclama o especialista.

O aviso conclamando a população a participar do movimento “Trabalho essencial é aquele que coloca pão na mesa de cada um” não informa quem está organizando. Limita-se a marcar que às 14h, as pessoas compareçam à frente da Prefeitura de Campo Grande para protestar contra um decreto estadual, publicado na quarta-feira (10) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Decreto

Diante do avanço do nas últimas semanas e da taxa de ocupação de leitos que chega a 100% em regiões do Estado, o Governo de Mato Grosso do Sul publicou decreto com novas medidas restritivas. O documento determina que o toque de recolher fica mais rígido e começa a partir das 20 horas em MS. Aos fins de semana, serviços não-essenciais, como o comércio e shoppings, só podem funcionar até as 16 horas. Todas medidas começam a valer no próximo domingo, dia 14 de março.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
pix

SP: Promotoria denuncia hacker por furto de R$ 479 milhões via transferências Pix

Mortes por inanição se espalham pela Faixa de Gaza e pressão por cessar-fogo aumenta

Após tentativas frustradas, influencer resgata cãozinho em córrego de Campo Grande

carolina dieckmann gominho

Carolina Dieckmann manda recado para Gominho em meio a boatos sobre treta: ‘me fazendo chorar’

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

regina case velorio preta gil

VÍDEO: Regina Casé desaba no caixão de Preta Gil

Últimas Notícias

Sem Categoria

Vai viajar? Obras de manutenção interditam trechos da BR-163 nesta sexta-feira

É fundamental que os condutores respeitem a sinalização provisória, reduzam a velocidade e mantenham a atenção

Emprego e Concurso

Funtrab oferece mais de 3,6 mil oportunidades de emprego e estágio em MS

Interessados podem procurar a Fundação a partir da próxima segunda-feira (28)

Transparência

Após ‘deslize’, MPMS apresenta recurso para manter ação contra prefeito influencer de MS

Juliano Ferro (PSDB) se aproveitou de brecha da denúncia para se livrar de ação de improbidade por autopromoção em eventos públicos

Mundo

Mais 9 pessoas morrem de fome em Gaza e Israel promete liberar entrega de ajuda por via aérea

Estratégia israelense é mandar alimento por paraquedas em áreas devastadas, argumento criticado por especialistas