Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Crime contra a Saúde’, critica infectologista de MS sobre movimento #decretonão

O infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Julio Croda, publicou em seu perfil no Facebook uma crítica a um protesto marcado para essa sexta-feira (12) em Campo Grande, contra o decreto que prevê série de restrições contra a Covid-19 como ampliação do toque de […]
Arquivo -

O infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Julio Croda, publicou em seu perfil no Facebook uma crítica a um protesto marcado para essa sexta-feira (12) em , contra o decreto que prevê série de restrições contra a Covid-19 como ampliação do toque de recolher e limitações de funcionamento de atividades não essenciais aos fins de semana em MS.

Repetiremos com o mesmo roteiro. As mortes por COVID-19 serão normalizadas. A culpa não é do gestor que não abriu leitos infinitos de UTI. A culpa é da sociedade que sabe que não tem leitos nem no setor privado e continua negando a gravidade da situação”, exclama o especialista.

O aviso conclamando a população a participar do movimento “Trabalho essencial é aquele que coloca pão na mesa de cada um” não informa quem está organizando. Limita-se a marcar que às 14h, as pessoas compareçam à frente da Prefeitura de Campo Grande para protestar contra um decreto estadual, publicado na quarta-feira (10) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

“Os responsáveis por organizar a manifestação deveriam responder por crime contra a saúde pública. Quem está financiando esse tipo de evento? Porque não deixa claro isso no informe?”, questiona Croda.

'Crime contra a Saúde', critica infectologista de MS sobre movimento #decretonão

Fique em casa é a melhor forma de se proteger

Enquanto a ção caminha a ritmo lento, a melhor forma de se proteger contra o , ainda mais com a nova variante já circulando em Mato Grosso do Sul, é adotar o isolamento social e seguir todas as recomendações de biossegurança, segundo especialistas ouvidos pelo Jornal Midiamax.

A infectologista e integrante do COE (Comitê de Operações de Emergência) da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mariana Croda, ressalta que a medida mais eficaz para evitar a infecção neste momento do pico da é evitar o contato próximo com outras pessoas. “E se puder, evite sair ao máximo. Grupos de risco devem estar isolados e com mínimo de circulação”.

O médico infectologista Hilton Alves Filho explica que “o grande problemas são os velhos hábitos”. Ele comenta que as pessoas abandonam muito facilmente o uso das máscaras, negligenciam a higienização das mãos e o uso do álcool em gel.

O infectologista Rodrigo Nascimento defende que diante da sobrecarga no sistema de saúde, medidas restritivas são importantes, mas a disciplina individual não deve ser esquecida. “Evitar contato interpessoal e aglomerações. A gente pode estar vivenciando a transmissão de uma nova variante, a responsabilidade individual conta muito neste momento”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gripe Aviária: casos suspeitos sobem para dez, mas exportações seguem protegidas

Operário empata jogo de ida das quartas do Brasileiro contra Vila Nova e leva decisão para Goiânia

Protestos nos EUA: membros da Guarda Nacional chegam a Los Angeles a pedido de Trump

Portugal é bicampeão da Liga das Nações ao vencer a Espanha nos pênaltis

Notícias mais lidas agora

Bebê Sophie pode ser a vítima mais jovem de feminicídio no Brasil

Inmet emite alerta de chuvas intensas que trazem nova frente fria a MS

Mustang avaliado em R$ 500 mil bate contra muro e fica destruído em Campo Grande

Alcaraz salva 3 match points e leva o bi em Roland Garros na final mais longa da história

Últimas Notícias

Polícia

Foragido com 20 anos de pena a cumprir é preso no Jardim Nhanhá pela Força Tática da PM

Suspeito foi detido após tentar fugir de uma abordagem policial

Esportes

Campeão estadual, Leocir Dall’Astra pede demissão do Operário após quatro derrotas

Desempenho ruim nas últimas rodadas do Brasileiro Série D deixaram o Galo na lanterna do Grupo G da competição nacional

Loterias

Apostas já estão abertas para a Quina de São João com prêmio previsto de R$ 230 milhões

Prêmio da Quina de São João não é acumulável, ou seja, caso não haja acertador das cinco dezenas, a bolada é destinada para quem acertar quatro dezenas

Esportes

Estadual Sub-20 começa com vitórias dos times do Campo Grande e de São Gabriel

Já neste domingo (8), Ivinhema e Naviraiense fizeram um jogo movimentado que terminou em um empate de 2 a 2 no Estádio Saraivão, em Ivinhema