Mato Grosso do Sul tem 202 mil pessoas que já podem, mas ainda não foram tomar a 3ª dose
Dado se refere aos públicos que já haviam sido contemplados com a dose de reforço, ou seja, idosos e profissionais da saúde
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A aplicação da 3ª dose para adultos a partir de 18 anos foi liberada nesta semana, mas ainda há muita gente que podia tomar a dose de reforço e ainda não compareceu. Em Mato Grosso do Sul, há 202 mil pessoas que ainda não tomaram a 3ª dose. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) não detalhou, mas o número se refere a quem já havia sido chamado para vacinar, ou seja, os idosos e profissionais da saúde.
Os dados confirmam a desaceleração na campanha contra o coronavírus em MS. Além dos atrasados da 3ª dose, há muitos moradores que não tomaram nenhuma dose e outros que não retornaram aos postos de saúde para a 2ª dose.
De acordo com os dados divulgados, há 83 mil sul-mato-grossenses que fugiram da vacinação, ou seja, não tomaram uma dose sequer. Além disso, há 62 mil moradores que não retornaram para tomar a 2ª dose e estão, portanto, com a imunização incompleta.
O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, explicou que é essencial que a população compareça para a 2ª e 3ª dose. Assim, a população estará protegida contra o coronavírus e Mato Grosso do Sul pode evitar problemas que começam a surgir nos países europeus.
“A pandemia empobreceu as pessoas, os alimentos encareceram, houve aumento da mortalidade de grávidas e puérperas. Se tomarmos a vacina, não vai acontecer o que está acontecendo na Europa, que está de novo em lockdown”, reforçou.
Nesta semana, o secretário já havia expressado descontentamento com o ritmo da vacinação em Mato Grosso do Sul. Em uma live da SES, ele afirmou que a 3ª dose dos idosos e profissionais da saúde estava abaixo do esperado.
“Nós fomos vanguardistas, atingimos o 1º lugar [no ranking da vacinação] e nos mantivemos por quase oito meses seguidos. Agora fomos ultrapassados por São Paulo, podemos ser ultrapassados pelo Paraná e Rio Grande do Sul. A dose de reforço também temos tido baixa cobertura nos idosos. Fomos os primeiros a iniciar esse processo nos idosos e não atingimos nem 55%”, reclamou.
Campanha Nacional contra covid
Com o objetivo de incentivar a população a retornar para os postos de vacinação para a 2ª e 3ª dose, foi lançada a Campanha de Mega Vacinação contra covid. A campanha é nacional e, em Campo Grande, haverá plantão para imunização neste fim de semana. Ao todo, são mais de 65 mil pessoas com a 2ª dose da vacina atrasada em Campo Grande.
Enquanto a campanha nacional acontece, Campo Grande terá plantão de vacinação, como já acontece em todos os finais de semana. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explicou que segue com plantão de vacinação em 13 pontos neste fim de semana, que funcionam das 7h30 às 17h sem intervalo. No domingo (21), haverá mais um ponto aberto, no mesmo horário.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.