Marquinhos discorda de priorizar 3ª dose, mas diz que Campo Grande vai ‘obedecer’
Prefeito defende concluir vacinação de adolescentes antes de reforçar imunização de idosos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), informou na manhã desta quinta-feira (19) que o município irá seguir a recomendação do Ministério da Saúde em aplicar 3ª dose da vacina contra covid em idosos e profissionais de saúde antes de concluir a imunização de adolescentes.
“A gente sempre obedeceu às ordens do Ministério da Saúde. Ainda que a gente discorde, eu acho que antes de se aplicar a terceira dose tinha que ter todos aqueles que estão aptos, receberem pelo menos a primeira. Mas já que eles decidiram assim, nós vamos atender”, disse.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, na quarta-feira (18), a decisão de aplicar a 3ª dose em idosos e profissionais da saúde, inicialmente, sem informar uma previsão de quando esse reforço vacinal deve começar.
Ainda na quarta-feira, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) formou maioria para negar o uso da vacina Coronavac contra a Covid-19 em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos.
A decisão considerou que o perfil de segurança da vacina na população pediátrica não foi suficientemente demonstrado pelo Instituto Butantan nos dados enviados à Anvisa. A agência também apontou dificuldade de determinar a eficácia da vacina para crianças.
MS defende 3ª dose para idosos
Caso seja aprovada pelo Ministério da Saúde, a aplicação da 3ª dose da vacina em idosos deve se tornar prioridade na campanha de imunização contra o coronavírus em Mato Grosso do Sul. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou um estudo sobre o aumento de mortes em idosos e tem defendido a dose de reforço neste público. Como o Estado iniciou a vacinação dos adolescentes no último fim de semana, a Saúde de MS entende que os idosos devem ser priorizados.
O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, defendeu que a aplicação da 3ª dose nos idosos é mais importante no momento. “É muito mais importante, baseado na opinião de especialistas, a gente fazer a terceira dose do que fazer a vacinação em crianças e adolescentes que, de fato, têm uma capacidade maior de enfrentamento da doença. É melhor preservar a vida dos nossos idosos e que possamos fazer no futuro, completar a vacinação de adolescentes e avançar nas crianças de até três anos de idade”.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Concessionária de energia orienta sobre cuidados neste período chuvoso
Inmet emitiu alerta de chuvas intensas e tempestades em MS
Cruzeiro sofre gol no fim e estreia com empate contra o Real Brasília pela Copinha
Vencia o Real Brasília até aos 51 minutos do segundo tempo
Minha Casa, Minha Vida supera meta de contratos em 2024, diz ministro
pasta, no entanto, conseguiu chegar à marca de 1,25 milhão
Familiares procuram por adolescente desaparecida desde quarta
Desaparecida desta esta quarta-feira (01)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.