Rogério Vilhalva Mota, de 42 anos, liderança indígena de Caarapó, teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) nesta quinta-feira (5). Ele era da etnia Kaiowá e exercia o cargo de diretor da escola municipal indígena Nhandejára, na Aldeia Te'ýikue, que em Guarani significa Aldeia Antiga.

Conforme as postagens publicadas por amigos de Rogério nas redes sociais, a morte do professor Rogério “representa uma perda de grande significado as mais de 700 famílias da reserva indígena de Caarapó”. Na escola que ele coordenava, estão matriculadas mais de mil crianças, que pertencem a uma população de mais 4 mil habitantes.

“Ele era uma ótima pessoa. Uma grande perda. Apoiava a educação e estimulava o movimento dos professores indígenas”, comenta o professor da (Universidade Federal da Grande ) Machado, que acompanhou a formação de Rogério.

Segundo ele, Rogério foi aluno do magistério indígena de nível médio e também da licenciatura intercultural indígena, Teko Arandu, da UFGD, onde se graduou na habilitação de matemática e tinha dedicação exclusiva à comunidade de Caarapó, onde foi sepultado nesta sexta-feira.