Se você teve a impressão de que janeiro de 2021 está mais chuvoso que o normal você está certo. O volume de chuvas acumulado em 19 dias supera em 20% o total previsto para o mês. Assim, já tem janeiro mais chuvoso dos últimos 5 anos.

Conforme o Climatempo, do dia 1º até às 22h do dia 19 de janeiro, a capital de registrou 271 milímetros de , sendo que o esperado para todo o mês é de 225mm. Assim, até o momento, Campo Grande tem o mês de janeiro mais chuvoso desde 2016, quando recebeu 371,2mm em 31 dias.

O boletim do instituto mostra que áreas de instabilidade continuam ativas sobre o Mato Grosso do Sul provocando mais forte nas próximas 48 horas. Até a quinta-feira (21), todo estado continua com muita nebulosidade e as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora. Há risco de chuva forte em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

chuvas MS
Mapa mostra formação de nuvens carregadas, indicando mais chuva para todo o MS. (Imagem: Reprodução / Climatempo)

O grande volume de chuvas castigou o interior do Estado. Nioaque decretou estado de emergência após o rio que leva o nome da cidade transbordar e invadir casas, deixando 44 famílias desabrigadas.

Ainda conforme o instituto, o estado de Mato Grosso do Sul vem recebendo grandes volumes de chuva desde o início desta semana. Somente no começo da madrugada desta quarta-feira (20), a região de acumulou cerca de 45 mm em apenas 2 horas.

Na região de , choveu 91mm no período entre 13 horas do dia 19 e 1 hora da madrugada do dia 20 de Janeiro. Em Itaporã choveu 98,4 mm entre os dias 17 e 18 de janeiro, pela medição do Instituto Nacional de . No mesmo período, a região de Caarapó registrou 65,6 mm.