Em por conta do grande volume de chuvas nos últimos sete dias, , a 187 km de Campo Grande, contabilizou 44 famílias que ficaram ilhadas ou desalojadas.

O prefeito Valdir Júnior (PSDB) informou que 126 pessoas foram afetadas pelas chuvas. Então, o município está prestando auxílio. “Muitas famílias foram para casa de familiares, mas temos uma escola para abrigar quem precisa. Algumas deixaram os móveis lá”, disse.

Ainda conforme o prefeito, o nível do Rio Nioaque já baixou cerca de 5 metros. Porém, a cidade continua em alerta. “As equipes da prefeitura estão nas ruas levantando se houve mais estragos. Mas o solo está encharcado e há previsão de mais ”, completou.

Valdir Júnior informou que negocia junto ao governo estadual um projeto para construção de casas para 15 famílias que ficaram desalojadas, ou seja: tiveram as casas danificadas pela água da chuva.

Nioaque
Rio transborda, cobre carro, casas e correnteza leva vaca. (Foto: Reprodução)

A prefeitura informou que do dia 13 ao dia 19 de janeiro, Nioaque registrou 523 milímetros de chuva, cerca de 4 vezes mais que o esperado para todo o mês.

O Inmet (Instituto Nacional de ) emitiu alerta válido até às 17h desta quarta-feira (20) para risco de chuvas intensas na região. Há possibilidade de precipitações de até 100mm. Além disso, a previsão do tempo indica possibilidade de chuva para os próximos sete dias.

Rio cobriu carros e casas

Na terça-feira (19), a forte chuva que atingiu a cidade pela manhã fez o Rio Nioaque transbordar e invadir casas, cobrir carros e até levar uma vaca.

Então, ao ver a vaca sendo levada pelo rio, uma moradora iniciou uma transmissão ao vivo por rede social. As imagens mostram uma cena desesperadora em que o animal fica enroscado embaixo da ponte em que a moradora grava o vídeo. “Olha só, gente, a vaca descendo. Tá enroscada, que judiação”, comenta.