Todo o território de Mato Grosso do Sul está sob alertas do Inmet (Instituto Nacional de ) até as 20h deste domingo (31). Há perigo de e ventania nos municípios do Conesul e em parte da região oeste.

Conforme o Inmet, pode chover até 100 milímetros – ou seja, 100 litros de água por metro quadrado – em municípios das regiões sul, sudoeste, parte da leste e do Pantanal de Mato Grosso do Sul. Há risco de granizo e ventos de até 100 km/h.

O alerta implica 44 cidades, como Corumbá, e Ponta Porã. O aviso é de grau 3 em uma escala de severidade que vai de 1 a 4. Podem ocorrer cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Já para os municípios das regiões central, norte e maior porção da leste, o alerta vigente é de chuvas de até 50 milímetros e ventos de até 60 km/h. O aviso do Inmet neste domingo engloba 52 cidades sul-mato-grossenses, como e .

Problemas causados pelo mau tempo podem ser comunicados ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) e à Defesa Civil (199).

Conforme previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do de Mato Grosso do Sul), os termômetros devem oscilar entre 20 °C e 34 °C neste domingo no Estado.