recebeu na sexta-feira (29) o primeiro paciente de coronavírus vindo de outro estado. O paciente, de 61 anos, é do estado de Rondônia e foi transferido para o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). Com o sistema de saúde de estados da região Norte em colapso, o Estado disponibilizou 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A transferência do paciente foi autorizada pela Central de Regulação de em contato com a Central de Urgência e Emergência do Estado de Rondônia – Crue/ para o Hospital Regional, segundo informou a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

De acordo com o histórico, o idoso apresentou quadro de quadro de tosse, tinha dor ao engolir alimentos, dores musculares, perda de olfato e do paladar no dia 12 de janeiro. Porém, no último dia 20, o quadro evoluiu para falta de ar, quando ele recebeu atendimento no Hospital Municipal de Ji-Paraná. Por precisar de UTI, o paciente teve o pedido de transferência solicitado para Mato Grosso do Sul.

O secretário da SES, Geraldo Resende disse que a disponibilidade de leitos para pacientes de outros estados é uma forma de ajuda humanitária. “O governador interino, , colocou à disposição de Rondônia, 10 leitos em ajuda humanitária para podermos salvar vidas do povo de Rondônia, daqueles que precisam de leitos de UTIs, já que o sistema de saúde de Rondônia colapsou”, pontuou Resende.