Pular para o conteúdo
Cotidiano

Hemosul precisa de doações de sangue, principalmente do tipo O negativo

É preciso estar atento aos intervalos das aplicações da vacina contra Covid-19
Arquivo -
Alems aprova em primeiro turno projeto que incentiva doação de sangue
Alems aprova em primeiro turno projeto que incentiva doação de sangue

O Hemosul de registra de queda de 10% no número de doações, comparado aos anos anteriores à pandemia de Covid-19. Neste momento há falta de sangue do tipo O negativo, que é justamente o mais utilizado nos hospitais da cidade, de acordo com o Hemosul.

Em 2020, o Hemosul fez coletas de 35.638 bolsas de sangue, uma média de aproximadamente três mil doações por mês.

Todo o material coletado passa por uma análise e, em alguns casos, parte dessas bolsas precisam ser descartadas por estarem em desacordo com os requisitos para doação.

Podem doar pessoas que tenham entre 17 e 69 anos de idade, estejam em boas condições de saúde, ou seja, sem estar gripado ou com outra infecção, e tenham no mínimo 55 quilos.

Além desses requisitos é necessário se atentar a outros fatores, como a vacinação. O intervalo entre aplicação da dose e doação de sangue deve ser de 48 horas para a Coronavac e sete dias para Pfizer, e Janssen.

Homens podem doar uma vez a cada 60 dias, respeitando o máximo de quatro doações por ano, e mulheres devem aguardar 90 dias entre as doações, com um limite de três transferências em 12 meses.

“É necessário que tomemos alguns cuidados antes da doação, principalmente neste momento de pandemia que estamos vivendo. Mas todos conhecemos alguém, seja próximo a nós ou a algum colega, que já precisou de doação de sangue, por isso não devemos deixar de fazer a doação”, explica o secretário de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho. 

O Hemosul fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304 – Centro. Para mais informações, ligue no telefone: (67) 3312-1500.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Pode isso? Cinco hábitos que você faz no trânsito e não sabe que geram multa

Últimas Notícias

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa

Cotidiano

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de Floriculturas de Campo Grande na página do Google

Flores é um dos presentes mais comuns no Dia das Mães