Instalado desde terça-feira (23) para desafogar os demais pontos de vacinação em , o Ginásio Guanandizão, na Avenida Ernesto Geisel, é opção para vacinação sem filas.

O superintendente da gestão de cuidados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Marcos Rodrigues Marques, explicou que as pessoas devem evitar comparecer aos locais de vacinação nos horários de pico. “O problema é que a vacinação começa 7h30, mas as pessoas chegam 1h antes”, informou.

Assim, quando os portões se abrem para iniciar a vacina, há fila de pessoas, que acabam tendo que esperar por até 1h para conseguir receber o imunizante. “Até às 9h, mais de 280 pessoas já foram vacinadas [no Guanandizão]. Depois das 9h, fica vazio. Então, 12h lota e, às 15h, fica vazio de novo”, disse.

Conforme Marques, há vacina para todos, portanto, não precisa ter preocupação em chegar mais cedo para garantir uma dose. Dessa maneira, a expectativa é de que cerca de 1 mil pessoas passem pelo polo de vacinação nesta quarta-feira (24). O local tem capacidade para vacinar até 2,5 mil pessoas por dia.

Campo Grande
Superintendente da gestão de cuidados da Sesau, Marcos Rodrigues Marques (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Procedimento

Diferente do drive-thru do , no Bairro Aero Rancho, em que é necessário estar de carro e, para receber a dose, não precisa sair do veículo, no Guanandizão, a pessoa precisa entrar a pé. Todo o processo demora cerca de 5 minutos.

Então, o cidadão passa por um primeiro atendimento de triagem, se não fez o cadastro no site da prefeitura, deve proceder o preenchimento dos dados. Após isso, é feita a validação da vacina. O local conta com 4 ilhas de vacinação e o público sai por porta diferente da que entrou.

Campo Grande
Guanandizão estava com movimento tranquilo no final da manhã desta quarta-feira (24). (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Cadastro prévio agiliza atendimento

Em todos os casos, a orientação é que o cidadão tenha realizado o cadastro endereço: vacina.campogrande.ms.gov.br 

O cadastramento, apesar de não ser obrigatório, irá agilizar o atendimento de quem deve ser vacinado reduzindo o tempo de permanência no local da imunização. Inicialmente o cadastramento estava aberto somente para pessoas que trabalhavam na área da saúde, aquelas com mais de 75 anos, idosos institucionalizados e indígenas aldeados, mas a partir desta semana um novo público também pode realizar a identificação.

A identificação não é um agendamento, mas garante atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evita a formação de aglomerações.

Passo a passo

1- A pessoa apta a receber a vacina acessa o endereço web vacina.campogrande.ms.gov.br através de dispositivo conectado à internet, realiza o seu cadastro uma única vez e preenche os dados obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde;

2- Antes de finalizar a identificação, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros);

3- Finalizada a identificação, a pessoa poderá se dirigir até os locais de vacinação definidos pela Sesau/Prefeitura de Campo Grande, e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema.

Quando serei vacinado?

A prefeitura libera novos grupos por faixas etárias conforme recebe maior quantidade de doses da vacina para aplicar. Até o próximo sábado (28), serão vacinadas pessoas com 67 anos ou mais.

Conforme o Ministério da Saúde liberar mais doses aos estados e municípios, novos públicos serão vacinados. Veja abaixo o calendário dessa semana:

  • Quarta-feira – pessoas com 69 e 70 anos
  • Quinta-feira – pessoas com 67 e 68 anos
  • Sexta-feira – pessoas com 67 anos ou mais
  • Sábado – pessoas com 67 anos ou mais
Locais de vacinação
  • Drive-thru
    Parque Ayrton Senna
    Das 7h30 às 17h30  
  • Seleta
    Rua Dolor Ferreira de Andrade, 270 – Centro
    Das 7h30 às 17h  
  • Centro de vacinação Guanandizão
    Das 7h30 às 17h 

Das 8h às 17h  

Bandeira  

  • USF Cristo Redentor
    UBS Universitário
    USF Moreninha
    USF Arnaldo

Lagoa  

  • USF Jardim Batistão
    USF Vila Fernanda
    USF Portal Caiobá
    USF Oliveira

Imbirussu  

  • USF Albino Coimbra
    USF Aero Itália
    USF Zé Pereira
    UBS Silvia Regina
    UBS Lar do Trabalhador

Segredo  

  • Clínica da Família Nova Lima
    USF Azaléia
    UBS Coronel Antonino
    USF Vila Nasser
    USF São Francisco

Prosa  

  • USF Nova
    USF Mata do Jacinto
    USF Noroeste
    USF Marabá

Anhanduizinho  

  • UBS Dona Neta
    Clínica da Família Iracy Coelho
    USF Parque do Sol
    USF Anhanduí
    USF Los Angeles
    USF