O Governo do Estado decretou situação de emergência na área urbana e rural do município de , a 96 km de . A cidade foi atingida por fortes chuvas no mês de fevereiro, quando pontes caíram e comunidades chegaram a ficar isoladas. 

O laudo emitido pela Semagro (Secretaria de , Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar) aponta que a chuva teve intensidade atípica e chegou a originar uma “supercélula” localizada, o que provocou prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta do município.

A chuva causou danos materiais e ambientais, moradores contam que foi uma das maiores enchentes das últimas décadas. Além disso, pontes e estradas foram destruídas, o que prejudica o escoamento da produção de leite, carne e produtos da agricultura familiar. 

O reconhecimento da situação de emergência pelo Estado permite a dispensa de licitação para contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de relacionadas com a recuperação da cidade, desde que sejam concluídas no prazo de 180 dias.