A Frente Parlamentar de Recursos Hídricos da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), vem realizando audiências públicas para implementação de ações à preservação das reservas hídricas do Estado. No início do mês, nível do Rio Paraguai volta a marcar abaixo de 1 metro em Ladário.

Por causa da estiagem desde o início do mês de junho, o Governo do Estado decretou estado emergência hídrica, por causa da considerável queda no nível dor rios das principais bacias que abastecem o Estado, além do risco de ocorrência de incêndios florestais em diversas regiões, devido a estiagem.

“Neste espaço da frente parlamentar nós contamos com a participação de vários representantes dos órgãos de controle, que tem procurado com frequênciadebater a implementação de diversas iniciativas que controlam a qualidade e o volume de água dos nossos rios, para que sejam implementadas políticas que minimizam os estragos causados pela falta de chuva”, diz o deputado Renato Câmara, coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos da ALEMS.

O parlamentar também afirma que outra questão que tem preocupado as autoridades é a água subterrânea, no caso dos aquíferos. “Diante disso nós temos apresentado e apontado caminhos como a recuperação das margens dos rios e das cabeceiras das nascentes, com objetivo de buscar investimentos em parceria com a União para aquisição de patrulhas mecanizadas destinadas ao controle das erosões, por meio das chamas curvas de níveis”, explicou o deputado.