O nível do Rio marcou, na última sexta-feira (30), 0,96 centímetros, conforme o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, da do Brasil, no município de Ladário. O rio já havia registrado menor nível nos primeiros dias de janeiro deste ano, quando a régua marcava 0,20 centímetros. A máxima alcançada foi em abril, com 1,88 metro.

De acordo com informações do Diário Corumbaense, o nível do rio tem baixado dois centímetros diariamente desde o último dia 10, quando chegou à marca de 1,34 centímetros. Comparado com julho do ano passado, o tem altura 50 centímetros inferior.

Na época de inverno e seca, em julho e agosto, o ideal seria que o rio Paraguai atingisse a marca dos 4,5 metros. Porém, como está em período de vazante, o processo acelera a baixa de suas águas.

Ainda conforme o boletim de Monitoramento Hidrológico da Estiagem na Bacia do rio Paraguai, emitido no último dia 23, e que traz os dados semanalmente, na última semana, o rio Paraguai manteve a tendência de declínio do seu nível em todas as estações de monitoramento de sua calha.

Em Cáceres, no Mato Grosso, o valor do nível d'água registrado na estação fluviométrica de mesmo nome permanece atingindo os menores valores mínimos já observados para esse período do ano. Nas demais estações em Porto São Francisco, Ladário, Forte Coimbra e Porto Murtinho o nível da água continua na zona de atenção para mínimas, segundo o Diário Corumbaense.