Além de manifestações a favor do presidente da república, Campo Grande terá atos contra Jair Bolsonaro (sem partido). Os movimentos devem acontecer durante a tarde de terça-feira (7). O ‘Grito dos Excluídos' tem concentração na Praça Ary Coelho às 15h. Na 27ª edição, o movimento acontece em Campo Grande e também em Dourados.

A manifestação tem apoio de mais de 30 organizações entre movimentos sociais, sindicatos, entidades da juventude e pastorais dedicadas a questões sociais. O ato deve percorrer as Ruas 14 de Julho, Antônio Maria Coelho e Pedro Celestino, com encerramento na Praça do Rádio, onde está programada uma celebração ecumênica.

Com o tema ‘luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda', o movimento terá presença até da igreja católica. O presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira, destacou que “É um ato cívico e que coloca todas as pautas dos movimentos sociais”.

Com as manifestações pró-Bolsonaro marcadas na parte da manhã do Dia da Independência e os atos contrários ao presidente em período vespertino, é esperado que os movimentos ocorram de forma pacífica na Capital.

Segurança

Em 7 de setembro, por conta do grande movimento que as manifestações devem gerar, haverá segurança reforçada em Campo Grande. De acordo com o prefeito (PSD), serão 300 homens da Guarda Metropolitana Civil e da Agetram para o monitoramento.

Além disso, a cidade contará com ajuda da tecnologia de drones e câmeras para garantir a segurança durante todo o dia. No dia da manifestação, a Polícia Militar estará com as equipes normais de serviço e também com as tropas especializadas “choque e cavalaria” de prontidão para caso necessite do pronto emprego.