Cotidiano

Filhote de coruja é capturada dentro de residência em Bonito

Coruja buraqueira

Diego Alves Publicado em 29/04/2021, às 23h17

Divulgação, PMA
Divulgação, PMA

A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Bonito capturou um filhote de coruja buraqueira (Athene cunicularia) na manhã desta quinta-feira (29).
A moradora da casa localizada no centro da cidade, acionou a PMA afirmando que a coruja adentrou sua residência e ela não viu nenhuma outra ave da espécie nas imediações.

De acordo com a PMA, a equipe foi ao local e com uso de puçá efetuou a captura do animal, que ainda é um filhote, mas em estágio de aprendizado de voo e inicial de independência dos pais.

A ave foi encaminhada aos veterinários do Aquário do Pantanal, em Bonito, que avaliarão se ela já consegue sobreviver sozinha na natureza, ou se haverá necessidade de encaminhamento ao centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande, para reintrodução futura.

Coruja-buraqueira

A coruja-buraqueira é uma ave strigiforme da família Strigidae. Com o nome científico cunicularia (“pequeno mineiro”) recebe esse nome, pois vive em buracos cavados no solo. Costuma viver em campos, pastos, restingas, desertos, planícies, praias e aeroportos. Também é conhecida pelos nomes de caburé, caburé-de-cupim, caburé-do-campo, coruja-barata, coruja-do-campo, coruja-mineira, corujinha-buraqueira, corujinha-do-buraco, corujinha-do-campo, guedé, urucuera, urucuréia, urucuriá, coruja-cupinzeira (algumas cidades de Goiás) e capotinha.

Jornal Midiamax