Segundo a Federação, serão adotadas todas as medidas de biossegurança, tanto atletas, quanto organização e o público deverão usar obrigatoriamente máscaras de proteção. “A alegria e emoção são enormes e presidir a FKMS neste momento é um privilégio que farei de tudo para honrar”, finaliza Sensei Ramão.
 
História
 
Há 40 anos em uma assembleia no Bairro Amambaí, em Campo Grande, foi fundada a Federação de Karate de Mato Grosso do Sul (FKMS), começando uma história de lutas e conquistas para o do Estado. Filiada à Confederação Brasileira de Karate (CBK), a FKMS foi idealizada pelo professor Geraldo Pedro de Melo, responsável pela organização de toda a estrutura administrativa. A FKMS contou com três associações para sua fundação: Associação Morena de Karate Kenbu-Kai, Associação Moura de Karate, em funcionamento até hoje e comandada pelo Sensei Antônio Moura, primeiro atleta faixa preta 7º Dan do Estado; e a Associação Princesa do Sul de Karate Kenbu-Kai.

 

“A Federação é fruto de empenho de grandes profissionais do karate que sentiram necessidade de se melhor organizar para que hoje pudéssemos desfrutar de uma entidade organizada, que trabalha firme em prol dos associados e do karate do Estado” afirma o atual presidente da FKMS, Sensei Ramão Arnaldo Lopes, faixa preta 6º Dan.

Nessa trajetória de quatro décadas, a FKMS formou dezenas de senseis e tem em seu quadro uma grande lista de atletas campeões. Hoje sob a presidência do Sensei Ramão, a Federação se firma como uma importante entidade representativa do esporte de Mato Grosso do Sul, organizada e equipada com o mais alto padrão necessário para grandes competições, sempre apoiando os atletas em competições dentro e fora do País.

“O karate sul-mato-grossense tem muitos expoentes, karatecas que se destacam na disciplina e técnica. No último Campeonato Brasileiro, no início do mês, fizemos parte da arbitragem e pudemos compartilhar experiências com equipes de outros estados. Estamos confiantes de que iremos aumentar ainda mais a formação de grandes campeões e de uma arbitragem qualificada em nível nacional e internacional”. A FKMS tem 25 academias filiadas.