Pular para o conteúdo
Transparência

Interditada por risco de desabar, Igreja histórica na Tia Eva será reformada por R$ 2,4 milhões

Agesul publicou licitação para revitalizar local histórico
Gabriel Maymone -
Estrutura foi interditada pela Defesa Civil por risco de queda. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Interditada desde fevereiro pela por sofrer risco de desabamento, a igreja São Benedito, da comunidade quilombola Tia Eva, será reformada por R$ 2,4 milhões pelo governo do Estado.

Recentemente, a Justiça mandou o município de executar obras de reparo na igreja, fundada por Tia Eva, em 1912, e que, em 2022, foi tombada como patrimônio material de Mato Grosso do Sul.

Conforme publicado no Diário Oficial do Estado, a obra será de responsabilidade da (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

Consta na publicação que a abertura das propostas será no dia 4 de junho. A licitação será na modalidade concorrência eletrônica, com critério de menor preço (o valor da licitação é uma estimativa feita pelo governo, mas a obra pode ter outro custo).

Igreja foi interditada por risco de desabamento

Com risco de desabamento, a Igreja São Benedito foi interditada pela Defesa Civil em maio do ano passado. Em 2021, o governo do Estado anunciou a restauração da igreja; no entanto, após três anos, o local histórico permanece abandonado pelo poder público.

Projeto de revitalização feita pelo governo (Divulgação)

Ronaldo Jeferson da Silva, presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, explica que desde o anúncio do projeto, a comunidade havia sinalizado, por meio de laudo emitido por arquitetos, a possibilidade de queda devido aos problemas estruturais.

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O fechamento ocorreu às vésperas da festa de 105 anos do padroeiro que dá nome à capela.

Em julho de 2021, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do programa Retomada MS, anunciou um projeto com o intuito de reformar a Igreja da Comunidade Tia Eva e requalificar seu entorno.

Na ocasião, o governo estadual afirmou que a escolha da Igreja de São Benedito para receber o projeto de restauração se deu pela sua relevância cultural, evidenciada pelos tombamentos estadual e municipal, bem como pelo seu atual estado de conservação.

“A reforma visa garantir da permanência dos espaços necessários para as manifestações das tradições afro-brasileiras em . Além dos ritos de fé que envolvem a centenária Festa de São Benedito”.

O projeto incluía a construção de um novo altar para abrigar a estatueta em madeira de São Benedito, trazida de Goiás por Tia Eva em 1905.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colisão frontal deixa um preso às ferragens e mais dois feridos na BR-262

Bia Haddad dá adeus ao WTA de Londres; dupla de Stefani vai às quartas

Febraban: 82% das transações bancárias no país são feitas digitalmente

Mulher é presa por ameaçar a própria filha e irmã com faca

Notícias mais lidas agora

claudinho serra tornozeleira

Justiça nega HC e mantém Claudinho Serra preso por chefiar esquema de corrupção

cPI CONSÓRCIO EX-FUNCIONÁRIOS FROTA

Frota sucateada e condições de trabalho abusivas: ex-funcionários expõem Consórcio Guaicurus

Valores dobraram: Promotoria investiga contrato de Papy com escritório de advocacia

MP do DF denuncia Bruno Henrique por suposta fraude em apostas

Últimas Notícias

Brasil

Governo muda recomendação de idade mínima do Instagram para 16 anos

Instagram afirma que a metodologia não leva em consideração as medidas de proteção que as plataformas oferecem

Polícia

PRF e PM apreendem 2,2 toneladas de maconha em Bela Vista

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil

Brasil

Governo publica medidas para compensar alta do IOF

Medidas foram acertadas entre o ministro Fernando Haddad, e os presidentes da Câmara

Polícia

Jovem grávida é encontrada morta em casa no Vida Nova

O bebê que ela esperava também morreu