Um enfermeiro e um indígena foram os primeiros pacientes vacinados contra o coronavírus nesta terça-feira (19) em , a 225 km da Capital. A segunda maior cidade do Estado recebeu um total de 29 mil doses da vacina, suficientes para imunizar 14,5 mil pessoas. 

O lançamento da campanha foi realizado no posto de saúde da Vila Índio e o primeiro imunizado foi Valdecir Santana, um enfermeiro de 50 anos. Valdecir atua no posto de saúde e também trabalha como intensivista no (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados). 

Enfermeiro intensivista e indígena são primeiros vacinados contra coronavírus em Dourados
Catarino foi primeiro indígena vacinado. (Foto: Marcos Morandi)

O segundo a receber a vacina em Dourados foi o indígena Catarino Aquino, de 74 anos. Ele é morador da aldeia Jaguapiru, onde inicialmente estava previsto para começar a vacinação.

A população indígena é público prioritário para a vacinação em todo o país. Inicialmente, as primeiras doses seriam aplicadas em indígenas às 10h. Entretanto, houve alteração na programação. A responsabilidade sobre qualquer tipo de imunização nas aldeias é da (Secretaria Especial de Saúde Indígena), que até o momento ainda não confirmou quais os procedimentos serão adotados em relação à Dourados.

29 mil doses de vacina

Dourados recebeu na manhã desta terça-feira (19) 29 mil doses da vacina . “É um dia histórico para a cidade”, declarou o prefeito Alan Guedes (PP) ao abrir o primeiro lote. 

“Nós estamos recebendo o suficiente para atender a população indígena, os profissionais da linha de frente da Covid e também os idosos que estão em situação de acolhimento”, detalhou.