O (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de entrada para a maioria das universidades federais do país. Dessa forma, estudantes que querem garantir uma vaga em instituições públicas precisam obter boas notas para ingressar no curso desejado. As provas ocorrem nos dias 21 e 28 de novembro este ano e escolas e cursinhos preparatórios já organizam os famosos ‘aulões' e simulados para fazer os candidatos entrarem na energia do temido exame.

É um momento crucial para os estudantes, pois alguns cursos exigem pontuações extremamente altas para a aprovação. Na última edição do Enem, por exemplo, a nota mínima para entrar em medicina chegou a 814 pontos em algumas universidades. Engenharia civil e direito também exigiam notas acima dos 700 pontos, dependendo da instituição.

Dessa forma, quem está buscando pela aprovação no curso dos sonhos este ano deve estar muito bem preparado. Pensando nisso, escolas e cursinhos preparatórios organizam diversos tipos de ações para fazer os estudantes sentirem o clima da prova e testar seus conhecimentos às vésperas do teste.

Com o tema #guerradasestrelas, o aulão do Colégio Status será realizado no último sábado de preparação da ‘Jornada', com revisão geral para a prova. O colégio informou que a preparação é realizada durante o ano todo, com simulados no estilo Enem todos os meses, em dois domingos. 

O aulão do Status será realizado no dia 30 de outubro, a partir das 14 horas, na Câmara Municipal de Campo Grande.

Agenda de aulões

O tradicional curso de redação da professora Raquel Siufi — especialista em acertar o tema da redação do Enem — é um dos mais esperados pelos alunos. O aulão será realizado às 19h do dia 18 de novembro e será aberto, também, a quem não é aluno da professora — desde que pague pela inscrição. 

“São mais de 150 temas, vamos fazer uma revisão bem completa. A aula passa de 3 horas de duração”, explica a professora.


Professora Raquel Siufi é especialista em acertar o tema da redação do Enem – Foto: Arquivo Pessoal

No Colégio Harmonia, as ações são realizadas durante todo o ano, com vestibulinhos aos sábados. Porém, a realização de eventos é intensificada, conforme explica o diretor do colégio, Tiago Martins. “Terão uma semana e meia de aulas voltadas para o Enem, somente com exercícios. Terão dois aulões à noite, dois dias antes do Enem e são 3 semanas de aulas se preparando para universidades como USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)”, detalhou. 

O Colégio Resultados informou que realizará no dia 20 de novembro o “Esquenta para o Enem”, com a utilização de um método criado pela própria instituição, com dicas para um bom desempenho na prova, técnica de interpretação das questões, como não cair em “pegadinhas” e os “bizus” das seguintes disciplinas: Gramática, Redação, Estratégias de Interpretação de Texto, Raciocínio Lógico, Física, Biologia e Química.

O evento acontecerá no Colégio Resultados, na rua José Barnabé de Mesquita, 258 – Vila Duque de Caxias, das 08h às 11h do dia 20 de novembro (sábado). A inscrição será um quilo de alimento não perecível ou um pacote de absorventes. Poderão participar, além de estudantes do colégio, qualquer pessoa que fizer a inscrição no link: https://forms.gle/pvuXKQ58viRT2Nxi8

Os itens arrecadados serão destinados ao Instituto Maná do Céu que reverterá as doações para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O Colégio Adventista realiza evento-treino para o Enem para alunos que irão fazer a prova ‘pra valer' e para os treineiros, aqueles que ainda não irão concorrer às vagas, mas irão testar seus conhecimentos e conhecer como funciona o exame.

Denominado “E Se o Enem fosse hoje?”, o aulão do Adventista ocorre nas duas unidades de Campo Grande, no dia 24 de outubro, e de Corumbá, no dia 14 de novembro. “Vai ser uma prova, como se fosse no dia do Enem mesmo. Depois vamos dar o resultado para eles, para vermos os pontos fracos e fortes para eles se prepararem melhor para o Enem”, explica a coordenadora pedagógica da rede da educação adventista para o MS, Antônia Teixeira Moura.

Plataformas com conteúdos gratuitos

Sabendo da importância do Enem para jovens e adultos brasileiros que desejam ingressar em uma faculdade, o Educa Mais Brasil — programa de inclusão educacional privado que oferece bolsas de estudo em diferentes etapas de ensino — disponibiliza ferramentas de estudo para auxiliar os vestibulandos a alcançarem um bom desempenho na avaliação.

Guia Enem é um site que reúne materiais gratuitos das disciplinas cobradas no Enem e em outros vestibulares. Nele, são disponibilizados artigos com os resumos das principais áreas de conhecimento do exame. Para cada disciplina, há diferentes textos focados nas informações mais relevantes.

Já o Explica! é um projeto criado pelo programa para o YouTube. No canal, um time de professores produz videoaulas curtas e objetivas com dicas, resumos e análises dos assuntos cobrados pelo Enem. 

Enem 2021

A edição 2021 do Enem será aplicada nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 para quem se inscreveu na chamada regular da avaliação. Já em 9 e 16 de janeiro de 2022 será a vez dos candidatos que se inscreveram na reabertura do cronograma, dedicado a quem teve isenção em 2020, mas não compareceu nos dias das provas.

A reabertura cumpriu decisão do Supremo Tribunal Federal e possibilitou uma nova chance para quase 3 milhões de estudantes que conseguiram a gratuidade na taxa de inscrição no ano passado, mas, por medo da Covid-19, não fizeram as provas.