Pular para o conteúdo
Cotidiano

Empresa nega responsabilidade, mas é acionada por autoridades após rio ‘secar’ em MS

Com o nível da água baixo, o Rio Sucuriú, a 330 km de Campo Grande, apareceu praticamente seco nesta segunda-feira (4) e após denuncia dos moradores, as autoridades da cidade acionaram a empresa responsável pela usina hidrelétrica de Jupiá. Conforme o jornal Perfil News, o prefeito, junto a representantes do MPMS (Ministério Público) e do […]
Arquivo -

Com o nível da água baixo, o Rio Sucuriú, a 330 km de , apareceu praticamente seco nesta segunda-feira (4) e após denuncia dos moradores, as autoridades da cidade acionaram a empresa responsável pela usina hidrelétrica de Jupiá.

Conforme o jornal Perfil News, o prefeito, junto a representantes do MPMS (Ministério Público) e do Imasul (Instituto de de ) estiveram no local nesta terça-feira (5). O promotor Antônio Carlos Garcia de Oliveira afirmou que encaminharia uma notificação a empresa, CTB , responsável pela usina, além da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Em nota ao Jornal Midiamax nesta segunda-feira (4), a CTB Brasil negou a responsabilidade pela seca do rio Sucuriú, afirmando que não havia realizado nenhuma abertura de comportas recentemente na usina hidrelétrica.

“A CTG Brasil informa que não houve vertimento [abertura de comportas] recente na Usina Jupiá e que seu reservatório encontra-se dentro da faixa de operação autorizada pelos órgãos ambientais e regulatórios.  A Empresa ressalta ainda que a operação da Usina Jupiá e de todas as usinas hidrelétricas do país é coordenada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), tanto no que se refere à geração de energia quanto ao controle do nível dos reservatórios”, disse em trecho de nota.

A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar) disse ao Midiamax que o impacto no rio é em consequência do reservatório de uma usina localizada entre dois estados e o licenciamento desse empreendimento é de competência federal.

“O Imasul acompanha a situação e vai encaminhar um ofício à superintendência do Ibama em Mato Grosso do Sul, ANA e ONS alertando sobre a situação e solicitando as providências cabíveis”, disse em nota.

Rio secando

De acordo com informações de uma moradora local, o recuo do rio está chegando a 50 metros do normal. Os moradores afirmam que, há mais de décadas isso não acontecia. “É muito triste ver o que está acontecendo. Ninguém faz nada”, disse.

Em uma fazenda, também foi registrado uma seca no rio. “Surpreendente a situação do rio. A praia do balneário desapareceu, os caras estão empurrando os barcos no braço. Secou. É de se preocupar”, disse um morador em vídeo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
jardim

Com desabrigados e rastro de destruição pela chuva, Jardim pode declarar estado de emergência

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

ovo de pascoa

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Temporal alaga ruas e invade casa no jardim Los Angeles

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

Após mais de uma década juntos, Mick Jagger e Melanie Hamrick confirmam noivado

Últimas Notícias

Cotidiano

Mais de 92 mil eleitores em MS podem perder o título caso não regularizem

Cancelamentos devem a ausência às urnas nas últimas três eleições

Cotidiano

Chuva não altera programação e católicos mantém celebrações da Sexta-feira Santa

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas fiéis participaram de celebração, Via Sacra e encenação da Paixão de Cristo

Brasil

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Pela decisão, Buhatem fica em disponibilidade, afastado de suas funções

Le Blog Maria Antonia

“Star Wars: Starfighter” terá Ryan Gosling como protagonista

Prepare-se para ver Ryan Gosling em uma galáxia muito, muito distante! O astro foi confirmado no elenco de Star Wars: Starfighter, nova produção da Lucasfilm com estreia prevista para maio de 2027. O longa será dirigido por Shawn Levy, conhecido por seu trabalho em Stranger Things e Free Guy. Diferente dos filmes anteriores da saga, … Continued