O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) está realizando nesta semana vistoria nos hospitais públicos e que atendem pelo SUS (Sistema Únicos de Saúde) pacientes com Covid-19 em . Desde o começo deste mês, as visitas passaram a ser diárias.

Titular da 32ª Promotoria de Justiça (Saúde Pública), Filomena Fluminhan apresentou relatório na quarta-feira (24) em que aponta que, embora variável, a taxa de ocupação dos (Unidade de Terapia Intensiva) nas unidades continua próxima de 100%.

Na semana passada, a equipe da promotoria esteve na Santa Casa concluiu que, no momento, a possibilidade imediata é a de transformar os leitos de enfermaria do primeiro andar em enfermaria Covid-19, passando a Unidade do Trauma a atender somente casos da doença causada pelo novo , com 30 leitos de UTI e 90 leitos clínicos. 

No , a promotora constatou que todos os leitos semi-intensivos estão ocupados com pacientes do SUS. A direção da unidade garantiu que  é possível a ampliação de dez leitos semi-intensivos, entretanto há limitações para a abertura dessas vagas. Entre elas, a mais relevante no momento é a falta de retaguarda de UTI. Também há falta de medicamentos para intubação e pessoal para atender pacientes.

Já na Unidade do Trauma, constataram a disponibilidade de 90 leitos clínicos e 30 leitos de UTI, ainda que ocupados, com base em documentos apresentados pela direção da Santa Casa.