Em , idosos não precisaram sair de casa para receber a vacina contra o . A Prefeitura do Município, que fica a 140 km de Campo Grande, aguarda a chegada da nova remessa da para iniciar a imunização do grupo de risco.

A secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco Souza, disse que Aquidauana ainda não tem como iniciar a vacinação de idosos, devido ao aguardo das doses. “Pedimos a compreensão da população, pois a escassez de vacina é um problema nacional”, fez o apelo.

De acordo com a (Secretaria de Saúde do Município), a vacinação será realizada por uma equipe da ESF (Estratégia de Saúde da Família). Assim, garante que “idosos não deverão ir até o posto de saúde para receber a vacina, ele será imunizado na sua casa”.

Então, a decisão tomada pela gestão é para evitar aglomerações e exposição dos idosos, que são grupo de risco e lideram o quantitativo de mortes causadas pela doença.  A mesma logística foi usada na campanha de vacinação contra a H1N1.

Segundo a Sesau, Aquidauana tem 1.105 idosos com mais de 80 anos. Assim, na terceira remessa de doses enviadas, o município deve receber 220 doses da Coronavac. A secretária destaca que os imunizantes “atenderão apenas aproximadamente somente 20% da população desse grupo”.