Em 6 dias, aldeias de MS registraram mais de 150 novos casos de Covid-19
Nos últimos seis dias, 158 indígenas contríram Covid-19 em Mato Grosso do Sul. O estado é o Dsei com maior concentração de casos do país.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nos últimos seis dias, 158 indígenas foram infectados por coronavírus em Mato Grosso do Sul. Além disto, dos 34 Dseis (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) brasileiros, MS é o com maior número de casos de coronavírus nas aldeias.
De acordo com a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), 3.894 indígenas sul-mato-grossenses contraíram Covid-19 até esta quinta-feira (14). Destes, 90 permanecem infectados pelo vírus.
Outros 10 casos aguardam resultado dos exames e seguem como suspeitos. Conforme o boletim da Sesai, 78 indígenas de MS faleceram devido ao coronavírus.
Entretanto, levantamento da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) apontam que MS possui 100 mortes nos povos indígenas. Assim, o estado é o terceiro do país com maior concentração de vítimas da Covid-19 nas aldeias.
Demissões na Saúde indígena
Mesmo com aumento de casos de coronavírus no Estado, inclusive nos povos indígenas, profissionais de Saúde foram demitidos. Ao todo, 17 profissionais que atendem indígenas de Dourados, a 229 km de Campo Grande, foram desligados das atividades.
O caso foi exposto após denúncia do Apib, em 5 de janeiro. Em publicação, foi lembrado que o Polo Base de Dourados registrou os primeiros casos de coronavírus entre povos Guarani e Kaiowá. Além disto, a região também teve os primeiros óbitos desta população.
De acordo com a Articulação, este é “um caso de racismo institucional, pois os profissionais demitidos são, principalmente, indígenas que atuam na saúde indígena”. Entre os desligados, está a enfermeira Indianara Kaiowá, que era coordenadora técnica do Polo Base.
Notícias mais lidas agora
- Homem que matou empresária em SP é preso na linha internacional em Ponta Porã
- ‘Operação Snow’: Morador de condomínio de luxo resiste, mas é preso com armas e drogas em Campo Grande
- Após ser esfaqueado, homem cai e morre na calçada de residência na Nhanhá
- ‘Snow II’: Advogados e policiais integravam organização que monitorava cargas de drogas
Últimas Notícias
Band quebra o silêncio após Pabllo Vittar acusar Renata Fan de homofobia; entenda
Band resolveu se pronunciar após sua funcionária, Renata Fan, compartilhar uma publicação para lá de controversa nas redes sociais
Briga entre padrasto e enteado acaba com jovem esfaqueado no rosto no Jardim Santa Emília
A vítima apresentava, além do corte no rosto, escoriações na perna esquerda
Homem é rendido por dupla armada com faca e tem carro roubado enquanto atendia telefone
Assalto aconteceu nas proximidades do Trevo da Bandeira, em Dourados
Típico de verão, quinta-feira será de calor e chance de chuva em MS
Tempestades não estão descartadas pela previsão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.