Pular para o conteúdo
Cotidiano

E se faltar energia? Saiba como MS garante armazenamento das vacinas contra Covid-19

Mato Grosso do Sul já recebeu mais de 222 mil doses da vacina contra a Covid-19, o novo coronavírus, que foram distribuídas para os 79 municípios do estado. Para garantir a imunização da população, as cidades devem garantir armazenamento seguro das doses, que estão sujeitas a riscos externos, como a falta de energia. Com a […]
Arquivo -

Mato Grosso do Sul já recebeu mais de 222 mil doses da vacina contra a Covid-19, o novo , que foram distribuídas para os 79 municípios do estado. Para garantir a imunização da população, as cidades devem garantir armazenamento seguro das doses, que estão sujeitas a riscos externos, como a .

Com a previsão indicando chuvas e trovoadas torrenciais nos próximos dias, a queda de energia em determinadas regiões pode ser crucial. No , por exemplo, no Hospital Federal de Bonsucesso, 726 doses da , produzida no Instituto Butantan, acabou ficando inutilizáveis após uma queda de energia, que prejudicou o armazenamento.

Em MS, os municípios foram orientados com base no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde) as doses foram disponibilizadas apenas para as cidades que têm locais com depósitos adequados.

E se faltar energia? Saiba como MS garante armazenamento das vacinas contra Covid-19
Câmaras frias para armazenamento de vacinas | Foto: Ilustrativa

No estado são 597 salas de vacinas distribuídas nos 79 municípios, todos com imunobiológicos, sendo vacinas, soros e imunoglobulinas a uma temperatura de 2°C a 8°C.

Para garantir que as doses das vacinas fiquem seguras em qualquer situação, como a falta de energia, a SES explicou que os municípios têm geradores de energia elétrica, sistema nobreak ou câmaras refrigeradas com autonomia de resfriamento de até 72 horas.

Em , a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explicou que as doses dos imunizantes contra o coronavírus foram disponibilizadas apenas para aquelas que têm câmara fria com sistema especial.

“Esses equipamentos possuem um sistema de manutenção da temperatura em caso de queda de energia, enviando avisos também à equipe da unidade e da câmara fria do Município para evitar a perda de doses”, disse em nota à reportagem.

Em dezembro de 2020, a Prefeitura Municipal adquiriu 15 novas câmaras frias para o armazenamento das doses da vacina. Na ocasião, o secretário da Sesau, José Mauro Filho, disse que as novas câmaras tem autonomia de 48 horas em caso de queda de luz.

“Esse tipo de equipamento nos permite ainda saber quanto há uma oscilação de energia na rede e é munido de um sistema de manutenção de temperatura crítica em caso de falta de energia elétrica, garantindo por bloco de material criogênico, além de um sistema de emergência para autonomia de até 48h na falta de energia elétrica”, pontuou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Irmão de Beto Pereira pede para deixar cargo de adjunto da Setesc

ônibus

VÍDEO: Motorista de ônibus do Consórcio Guaicurus é flagrado jogando bets e dirigindo em Campo Grande

A próxima etapa será a entrega dos equipamentos tecnológicos às unidades de saúde

Secretaria de educação divulga resultado de seleção para auxiliar pedagógico; confira

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Não é golpe: pesquisa do Ministério da Saúde vai visitar famílias em cidades de MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Na esperança de encontrar restos mortais, mãe recebe objetos de Eliza Samúdio

Objetos estavam no carro do ex-goleiro Bruno Fernandes quando foram apreendidos

Polícia

Suspeitos de sequestro e extorsão são soltos após audiência de custódia em MS

Homem devia R$ 1,2 mil aos autores

Polícia

Rixa de grupos rivais seria motivação para assassinato de adolescente de 16 anos em MS

O crime estaria relacionado por disputa por pontos de tráfico de drogas

Polícia

Criminoso é condenado a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável em MS

O crime foi cometido em 2018, quando a vítima tinha 13 anos