As 19.050 doses da Janssen previstas para chegar a MS ainda nesta semana poderão ser distribuídas a todos os municípios do Estado, conforme afirmou na tarde desta quarta-feira (23) o Ministério da Saúde. Anteriormente, ofício da pasta federal havia determinado que as doses direcionadas aos estados ficariam restritas para aplicação nas capitais

A expectativa é que receba 105.090 doses de imunizantes contra a Covid-19 nas próximas 48h, das quais cerca de 19 mil são da Janssen. “Vale destacar que cabe aos estados a distribuição dos imunizantes aos municípios”, afirma o Ministério, em nota.

Anteriormente, com a recomendação de utilizar os imunizantes até 27 de junho, o Ministério havia orientado os estados a aplicarem as doses apenas nas capitais, para facilitar a logística de distribuição e não haver desperdícios. Assim, Campo Grande teria a oportunidade de avançar na vacinação contra Covid-19.

A autorização para distribuição das doses da Janssen aos municípios foi dada após ampliação do prazo de validade da vacina: em 14 de junho, a (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) definiu que a vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19 passaria a valer “de três (3), para quatro meses e meio (4,5), sob condições de armazenamento de 2° a 8° C”. Desta forma, com a extensão de prazo para ser utilizada, a vacina deve garantir a vacinação de mais de um município de MS.

O imunizante é de dose única e segundo a 27ª pauta de distribuição, deve ser utilizado em pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.

Até o momento, o Ministério confirmou 37,4 mil doses da Pfizer para MS no final desta quinta-feira (24). Unidades da Janssen e Coronavac ainda não possuem data definida para a entrega, que acontece ainda nesta semana.