Cotidiano

19 mil doses da Janssen que virão para MS podem ser distribuídas para todos os 79 municípios, afirma Ministério

Autorização foi dada por causa da ampliação do prazo de validade dos imunizantes

Dândara Genelhú Publicado em 23/06/2021, às 16h26

None
Foto: Reprodução.

As 19.050 doses da Janssen previstas para chegar a MS ainda nesta semana poderão ser distribuídas a todos os municípios do Estado, conforme afirmou na tarde desta quarta-feira (23) o Ministério da Saúde. Anteriormente, ofício da pasta federal havia determinado que as doses direcionadas aos estados ficariam restritas para aplicação nas capitais

A expectativa é que Mato Grosso do Sul receba 105.090 doses de imunizantes contra a Covid-19 nas próximas 48h, das quais cerca de 19 mil são da Janssen. “Vale destacar que cabe aos estados a distribuição dos imunizantes aos municípios”, afirma o Ministério, em nota.

Anteriormente, com a recomendação de utilizar os imunizantes até 27 de junho, o Ministério havia orientado os estados a aplicarem as doses apenas nas capitais, para facilitar a logística de distribuição e não haver desperdícios. Assim, Campo Grande teria a oportunidade de avançar na vacinação contra Covid-19.

A autorização para distribuição das doses da Janssen aos municípios foi dada após ampliação do prazo de validade da vacina: em 14 de junho, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) definiu que a vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19 passaria a valer “de três (3), para quatro meses e meio (4,5), sob condições de armazenamento de 2° a 8° C”. Desta forma, com a extensão de prazo para ser utilizada, a vacina deve garantir a vacinação de mais de um município de MS.

O imunizante é de dose única e segundo a 27ª pauta de distribuição, deve ser utilizado em pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.

Até o momento, o Ministério confirmou 37,4 mil doses da Pfizer para MS no final desta quinta-feira (24). Unidades da Janssen e Coronavac ainda não possuem data definida para a entrega, que acontece ainda nesta semana.

Jornal Midiamax