Já faz 20 dias desde que o Ministério da Saúde liberou a dose de reforço para todos os adultos a partir de 18 anos, mas quem foi imunizado com a vacina da continua sem perspectivas em . Por enquanto, ainda não há novidades sobre quando as doses chegam e os imunizados continuam na expectativa. Em MS, 273 mil pessoas foram vacinadas com a Janssen.

Há alguns dias, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, divulgou que até o domingo (5), Mato Grosso do Sul receberia informações sobre a chegada das doses. Contudo, isso ainda não aconteceu. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou nesta manhã que ainda não há novidades sobre a chegada das vacinas. A expectativa do Estado é de que as 237 mil doses cheguem de uma vez, ou seja, em remessa única. 

Outra informação importante é que quem tomou a Janssen recebe somente uma dose de reforço, ou seja, a 2ª dose da vacina. Diferente do que havia sido recomendado pelo Ministério da Saúde, os vacinados com Janssen recebem somente duas doses e não três.

“Pelos estudos realizados, precisava ser aplicado uma segunda dose e o ministério havia apontado até uma terceira dose [de Janssen]. Agora, pelo que foi estabelecido, a terceira dose não existirá. É só uma dose de reforço, uma segunda dose para a vacina da Janssen”, explicou o secretário de saúde.

Campo Grande é a cidade que mais precisa de doses

A vacina da Janssen contava somente com uma dose e foi aplicada em mais de 237 mil moradores em Mato Grosso do Sul. Em meados de julho, a vacina foi amplamente utilizada devido ao estudo de vacinação em massa na fronteira, quando todos os moradores de 13 cidades tiveram a oportunidade de ser imunizados. As doses que sobraram no estudo ainda foram distribuídas aos outros municípios. A cada 10 vacinados em MS, um recebeu a vacina da Janssen. 

Dados do Vacinômetro da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontam que 10,10% da população foi vacinada com a Janssen, considerando a população apta a vacinar, ou seja, a partir dos 12 anos. Campo Grande foi a cidade que mais aplicou doses da vacina, foram 45.539 pessoas vacinadas. Agora, a cidade precisa receber o mesmo quantitativo de doses para conseguir aplicar a 2ª dose na população.