As primeiras 158 mil doses da vacina contra a Covid-19, a CoronaVac, chegaram em Campo Grande, na tarde desta segunda-feira (18). De acordo com o Governo do Estado, a distribuição aos 78 municípios de deve começar a partir das 20h.

As doses serão destinadas aos grupos prioritários, sendo 97 mil à população indígena em aldeias, 61 mil aos profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 e aos idosos em asilos.

O transporte das doses foi feito por uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira). Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal fizeram a escolta do caminhão da de até o pátio da Ceve (Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica). Dentro do Estado, a distribuição será feita pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Civil e Militar.

A expectativa é que 30 mil doses da vacina fiquem em Campo Grande e a imunização do grupo prioritário começa nesta terça-feira (19). Conforme o secretário , em até 48h todos os municípios de Mato Grosso do Sul estarão com doses para da início à vacinação. Em Campo Grande, na quarta-feira (20) a aplicação da vacina nos grupos prioritários serão ampliados.

Primeiros imunizados em MS

O estado de MS já conta com os primeiros pacientes a serem imunizados, em cerimônia simbólica no início da campanha de vacinação, a ser realizada a partir das 16h, no HRMS (Hospital Regional de MS): as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 serão aplicadas em um médico, em uma indígena de 91 anos e uma idosa de 83 anos que vive no Asilo São João Bosco.

Conforme informações da SES, o médico Marcio Estevão Midom, tem 43 anos e é concursado no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) desde 2010. O profissional tem residência em Clínica Médica e Nefrologia e chegou a atender mais de 100 pacientes graves durante a pandemia que precisaram de ventilação mecânica. “A vacina é um raio de esperança a todos os brasileiros”, disse.

Também cotada para ser uma das primeiras moradoras do estado a ser imunizada, Domingas da Silva, de 91 anos, é indígena da etnia terena e vive na Aldeia Tereré. Além de Domingas, Maria Bezerra de Carvalho, de 83 anos, que reside no Asilo São João Bosco desde 2020, também deverá ser uma das primeiras pessoas de MS a receber a dose do imunizante.