Os sistemas do Ministério da Saúde foram afetados e o aplicativo Conecte SUS deixou de apresentar os dados sobre a vacinação contra covid, mas as informações dos vacinados em Campo Grande continuam a salvo. Mesmo com a instabilidade nos sites da Prefeitura, ainda é possível acessar o portal municipal e emitir a carteirinha como comprovante da vacinação

A princípio, o temor de muita gente é de que os dados sobre a vacinação fossem perdidos em todo o país. Porém, o que acontece é que, mesmo com os dados lançados no sistema do Ministério, o município ainda tem seu próprio banco com as informações. Ou seja, os dados são lançados no sistema do Governo Federal, mas também ficam registrados no sistema municipal. 

Na manhã desta sexta-feira (10), a reportagem do Jornal Midiamax fez o teste e deu certo: os dados sobre a vacinação continuam registrados. É possível até emitir o comprovante da vacinação contra covid, para guardar no celular ou imprimir, caso não tenha o registro no papel.

Como emitir a carteirinha? 

Os campo-grandenses podem baixar o documento digital. Confira o passo a passo: 

1. Para quem já foi vacinado, basta acessar o site com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha utilizados durante o cadastro para vacinação. 

2. Em seguida, aparece o portal com os dados a respeito da vacinação. Para quem tomou 1ª, 2ª e 3ª dose, todos os dados estão registrados. 

3. Ao final da página, está o Documento Digital de Vacinação, clique em baixar documento original. 

4. Pronto! Você já tem sua carteirinha para baixar e guardar no celular. 

Vacinação continua normalmente

Depois do ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde, surgiram dúvidas sobre como pode acontecer a campanha de imunização nesta sexta-feira (10). Por enquanto, a Prefeitura de Campo Grande ainda avalia o impacto e até fez uma manutenção preventiva, mas a informação é de que o calendário de vacinação do dia está mantido.

Por enquanto, a vacinação continua mantida para o período da tarde e, em caso de alteração, a secretaria fará o comunicado. A princípio, a orientação para os profissionais de saúde que aplicam a vacina é, em caso de sistema fora do ar, fazer o registro manual e depois fazer o lançamento dos dados.

Manutenção para proteger dados

Os sites da Prefeitura de Campo Grande estão instáveis na manhã desta sexta-feira (10). Em nota, a Agetec explicou que a Prefeitura realiza uma manutenção preventiva em portais e sites municipais nesta manhã. A manutenção foi motivada pela invasão dos sistemas do Ministério da Saúde nesta madrugada, o que ocasionou a evasão de dados e parada dos sistemas do Governo Federal. A Prefeitura garante que não perdeu dados, trata-se apenas de prevenção.