Após ataque ao sistema do SUS, Campo Grande faz manutenção em sites

Prefeitura de Campo Grande decidiu fazer uma manutenção preventiva para proteger os dados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Quem tentou acessar serviço da Prefeitura não conseguiu no início desta manhã.
Quem tentou acessar serviço da Prefeitura não conseguiu no início desta manhã.

Os sites da Prefeitura de Campo Grande estão fora do ar na manhã desta sexta-feira (10). Quem tentou acessar algum serviço da Prefeitura no site, como o cadastro para vacinação, o Fala Campo Grande ou até mesmo a lista com as vagas de emprego da Funsat (Fundação Social do Trabalho) não conseguiu, já que o sistema está em manutenção. A Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) informou que se trata de uma manutenção preventiva, como forma de proteger os dados municipais.

Ao tentar acessar os sites, a página informa que os serviços estão em manutenção. “Alguns serviços da Prefeitura estão em manutenção e por isso temporariamente indisponíveis. Tente novamente em breve”. O site da Prefeitura ficou fora do ar justamente no dia em que o sistema do Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker. Nesta sexta-feira (10), dados internos dos sistemas do Ministério foram copiados e excluídos, de acordo com mensagem publicada no endereço. Os portais ‘Conecte SUS’ e ‘Portal Covid’ também estão sem acesso.

Em nota, a Agetec explicou que a Prefeitura realiza uma manutenção preventiva em portais e sites municipais nesta manhã. A manutenção foi motivada pela invasão dos sistemas do Ministério da Saúde nesta madrugada, o que ocasionou a evasão de dados e parada dos sistemas do Governo Federal. 

A Prefeitura garante que não perdeu dados, trata-se apenas de prevenção. “Não houve nenhum impacto nos dados do município, trata-se apenas uma medida preventiva aderente à Lei Geral de Proteção de Dados com o objetivo de aumentar ainda mais a proteção dos dados e os níveis de segurança dos serviços digitais oferecidos pelo Município”, informou. 

(matéria atualizada às 7h46 com informações da Agetec)

Conteúdos relacionados