As celebrações em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, começaram bem cedo nesta terça-feira em Corumbá. O dia 12 de outubro é dedicado à santa em todo o Brasil.

Logo às 06h, a missa dos devotos abriu a programação. Depois, às 07h30, 09h, 10h30, 12h, 13h30, 15h, 16h30 e 18h, acontecem outras missas com a participação de comunidades da igreja católica.

O dia também terá uma carreata às 9h30 na cidade branca e nesse ato, fieis vão levar a imagem da padroeira do Brasil para as ruas da cidade. Às 19h30, encerrando a data de celebrações, o bispo diocesano Dom João Bergamasco, comandará missa solene de coroação de Nossa Senhora Aparecida.

Em razão da propagação da covid-19, bem como a adoção de medidas de biossegurança, a venda de doces, comidas e bebidas será pelo sistema delivery. Também haverá um brechó da solidariedade com diversas peças.

Tudo o que for arrecadado vai ser destinado às ações sociais da comunidade da santa. Nossa Senhora Aparecida é considerada a padroeira, ou protetora, do Brasil segundo os católicos. Sua imagem foi encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul, no atual estado de São Paulo, em 1717. Ela é um dos principais símbolos da religião católica no Brasil.