Corumbá libera academias e exercícios ao ar livre; balneários vão reabrir a 30% da capacidade
Novo decreto assinado pelo prefeito Marcelo Iunes também flexibiliza horários para o comércio
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Corumbá –a 419 km de Campo Grande– já tem suas próprias regras para flexibilização das regras voltadas ao combate à pandemia do novo coronavírus. A principal mudança a ser aplicada a partir de segunda-feira (5) é o horário de abertura do comércio em geral: das 7h às 19h, salvo algumas exceções.
As novas regras para atividades econômicas em Corumbá mantêm vetos ao funcionamento de salões de festas e similares, mas permite a reabertura de balneários (a 30% da capacidade), de salões de beleza e barbeiros (com hora marcada) e de academias, como ainda libera atividades físicas individuais ao ar livre. As vedações visam a evitar aglomerações.
Elas também foram baixadas na esteira das flexibilizações anunciadas pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em caráter estadual, que também passam a valer na segunda-feira e que incluem diferentes horários do toques de recolher conforme a classificação do município no Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia).
O decreto 2.535/2021 assinado pelo prefeito Marcelo Iunes (PSDB) foi publicado na quinta-feira (1º) no Diário Oficial do Município. Ele também estabeleceu horários de funcionamento especiais para atividades que, por suas peculiaridades, demandam um maior tempo de portas abertas.
Restaurantes, lanchonetes e bares que forneçam refeições preparadas no local poderão abrir todos os dias das 7h às 22h. Já as sorveterias podem abrir até as 21h em todos os dias da semana. O sistema de delivery, com entregadores identificados, está liberado até a meia-noite para as atividades que dele dependem.
Açougues, mercados, supermercados, mercearias e padarias funcionarão de segunda a sábado das 7h às 21h e, aos domingos, fecharão as portas às 17h. Neste caso, segue a limitação a uma pessoa por família nas lojas, exceto no caso de acompanhamento por menores de idade.
Conveniências e similares poderão funcionar das 7h às 21h em todos os dias, mas o consumo no local, nas calçadas e nas imediações segue proibido. Caso a prática seja observada, o estabelecimento deve recusar a venda, sob pena de ser penalizado com multa e interdição.
Postos de combustíveis terão rodízio e balneários abrem a 30% da capacidade
Postos de combustíveis poderão funcionar até as 22h todos os dias, contudo, deve ser estabelecida escala de rodízio no município de modo a que apenas dois estabelecimentos funcionem. O horário de funcionamento é o mesmo para as farmácias –já a que estiver de plantão poderá funcionar durante todo o toque de recolher.
Barbearias, salões de beleza, esmalterias e afins poderão funcionar de segunda a sábado, das 8h às 20h, porém, todos os atendimentos devem ocorrer com hora marcada para evitar aglomerações ou filas de espera.
O funcionamento das feiras livres, de serviços de Saúde da rede provada e demais atividades com normas municipais em vigor estarão liberados a partir de segunda-feira. Os balneários também poderão reabrir, mas com 30% da capacidade de público e com a proibição de acesso por meio de ônibus ou vans alugadas ou disponibilizadas para tal fim.
Decreto libera academias e praças públicas para exercícios
O decreto da Prefeitura de Corumbá autoriza academias a funcionarem das 5h às 21h, contudo, elas devem manter limitação de uma pessoa a cada 4 m². As praças públicas estarão liberadas para o trânsito de pessoas e práticas de exercícios individualmente.
Por outro lado, a prainha do Porto Geral segue interditada (o uso é permitido apenas para embarque e desembarque de pessoas e cargas).
O decreto mantém vedações ao funcionamento de estabelecimentos de eventos (salões de festa, clubes e afins) e a limitação a 2 reuniões diárias em igrejas, templos, centros espíritas e demais locais para manifestações de fé, todos sob o limite de 50% da capacidade do local e distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os participantes, cujo total não poderá ultrapassar 150 pessoas.
Estão mantidas as medidas de biossegurança já estabelecidas para cada uma das atividades especificadas. A Secretaria Municipal de Saúde estará autorizada a editar medidas de biossegurança complementares. O Grupo de Fiscalização Integrada do Município de Corumbá terá autoridade para fazer cumprir as normas definidas por este decreto.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.