O cancelamento de corridas por aplicativo tem se tornado rotina na vida do campo-grandense. Seja na demora para conseguir um carro ou nas recusas em sequência, as reclamações dos usuários não cessam, entretanto, a categoria explica que o problema está diretamente ligado com a alta dos combustíveis e a falta de reajustes na tarifa, causando a escolha por corridas mais lucrativas.

Para o presidente do SindmobMS (Sindicato dos Motoristas de Mobilidade Urbana de Mato Grosso do Sul), Diego de Oliveira Raulino, de 37 anos, a escolha pela corrida mais lucrativa e os cancelamentos em massa são causados por três fatores: alto preço dos combustíveis, falta de reajuste nas tarifas repassadas pelas plataformas aos motoristas e a alta porcentagem que os aplicativos têm cobrado por corrida.

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Solicitação de carro no aplicativo Uber (Foto: Jornal Midiamax / Marcos Ermínio)

“O sindicato não pode obrigar que os motoristas aceitem todas as corridas, geralmente o motorista trabalha com mais de uma plataforma. Ele sempre procura a melhor corrida, ele recebe uma chamada e deixa o outro aplicativo ligado, se tocar uma melhor ele cancela a atual e vai fazer a melhor”, explicou Diego.

Entretanto, a escolha da melhor corrida é considerada fundamental pelo representante do setor em Mato Grosso do Sul. “Devido ao alto preço do combustível, ele vai fazer a corrida que for mais vantajosa. Hoje, o motorista precisa trabalhar mais pra levar a mesma quantia que levava antes. Ele tem parcela ou aluguel do veículo e aluguel da casa pra pagar, o que ele fazia há dois anos com 8h diárias, hoje ele tem que fazer entre 12h e 14h. A Uber chegou há cerca de 5 anos, tudo subiu, mas o preço da tarifa não”, explicou.  

O motorista explica que a relação entre a demora das corridas e a escolha por método de pagamento é uma questão individual. “Se for em bairro, às vezes, é falta de ética do parceiro. Geralmente ele está com o passageiro do Uber e no trajeto ele liga o 99Pop e aceita uma corrida próxima do desembarque. Porém, em alguns casos o passageiro demora pra pagar, tem compra pra retirar ou entra dentro da casa, são vários fatores. Eu prefiro cartão, o pagamento vem na hora e não tem problema de troco. Não tem porque rejeitar essa corrida. Na Uber, o pagamento é diário e na 99 tem um sistema parecido”, explicou.  

Para solucionar o problema, o representante da categoria explicou que seria necessária uma ação em conjunto que contemplasse diminuição no peço do combustível, reajuste no valor na corrida congelada desde 2016 e uma cobrança menor na fatia que fica com a plataforma. Com isso, o motorista diminuiria a escolha por corridas e o tempo de espera, ocasionado pela necessidade frequente de driblar os preços e do combustível e plataforma.

Passageiros sem noção

Para o motorista de aplicativo, Diego Diniz da Silva, de 29 anos, o cancelamento também é uma forma de protesto contra o baixo valor das corridas e alta dos combustíveis, que não leva em conta a manutenção dos veículos.

“Tem aplicativo que chega a descontar o valor absurdo de 25% a 40% do valor da corrida, sendo que temos despesas com combustível, troca de óleo, pneu e o desgaste do carro. Vivemos do aplicativo e temos que levar o sustento pra casa. Os motoristas fazem como meio de protesto para as plataformas aplicarem o reajuste e não descontar um absurdo, aí quem acaba sofrendo são e os usuários que não encontram motoristas ou têm suas corridas canceladas”, disse ele.

Outra reclamação dos motoristas é a falta de “bom senso” de alguns moradores da Capital, que tem solicitado corridas que desrespeitam as normas de biossegurança e as leis de trânsito, e até para transporte de carga como visto nas imagens mais abaixo.

Segundo Diniz, esses prints foram retirados em pedidos de corrida pelo aplicativo Indriver, mas situações como essa ocorrem em todos os aplicativos. “Os usuários têm feito o aplicativo como carro de frete para fazer mudanças ou até mesmo levar cimento e argamassa. Não respeitam as leis de trânsito de até 4 pessoas  e o decreto da pandemia que limita até 3 pessoas no banco de trás, e com janelas abertas. E ainda ficam bravos quando o motorista cancela”, desabafa.

O Jornal Midiamax acionou as empresas inDriver, Uber e 99 Pop para mais detalhes sobre medidas tomadas pelas plataformas para dar fim aos cancelamentos recorrentes, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno. Todos os pedidos de posicionamento foram documentados e o espaço segue aberto para posicionamento.

Após a publicação, a Uber explicou que “no passado, a taxa de serviço cobrada pela Uber pela intermediação de viagens era fixa em 25%, mas desde 2018 ela se tornou variável para que a plataforma tivesse maior flexibilidade para usar esse valor em descontos aos usuários ou promoções aos parceiros. Em qualquer viagem, o parceiro sempre fica com a maior parte do valor pago pelo usuário – há confusão sobre o valor da taxa porque em algumas viagens ele pode aumentar enquanto, em outras, pode diminuir. É por isso que todos os motoristas parceiros ativos recebem semanalmente, por e-mail, um compilado sobre os seus ganhos. Nesse e-mail, é possível conferir quanto ele pagou de taxa Uber naquela semana.”

A plataforma também explicou sobre os cancelamentos. ” A Uber opera um sistema de intermediação de viagens dinâmico e flexível, por isso buscamos sempre considerar, de uma lado, as necessidades dos motoristas parceiros e, de outro, a realidade dos consumidores que usam a plataforma, tendo em vista o equilíbrio entre oferta e demanda que é fundamental para a plataforma.

Com a pandemia, pessoas que antes não usavam a Uber no dia a dia agora estão optando pelo app. Uma pesquisa feita pelo Datafolha mostrou que os brasileiros consideram os apps de mobilidade um dos meios mais seguros para se locomover no contexto da pandemia e, dentre as empresas no mercado, a mesma pesquisa identificou que os entrevistados consideram a Uber a mais segura.

Esse contexto de alta demanda por viagens vem se acentuando nas últimas semanas, conforme o avanço da campanha de vacinação e a reabertura progressiva de atividades comerciais pelas autoridades. Nesse sentido, os usuários estão tendo de esperar mais tempo por uma viagem porque, especialmente nos horários de pico, há mais chamados do que parceiros dispostos a realizar viagens. A demanda elevada significa que o app da Uber está tocando sem parar para os parceiros, situação em que eles relatam se sentirem mais confortáveis para recusar viagens, pois sabem que virão outros chamados na sequência, possivelmente com ganhos maiores.

Em relação à experiência dos usuários, entre as medidas que a Uber adota para reduzir o tempo de espera estão o preço dinâmico e as promoções para motoristas parceiros. O preço dinâmico é um recurso muito útil porque, por um lado, faz alguns usuários adiarem as suas viagens à espera de um preço menor e, por outro, incentiva que mais motoristas parceiros se desloquem para atender uma determinada região. O preço dinâmico é temporário e, por isso, a dica para os usuários é esperar alguns minutos antes de voltar a verificar o novo preço da viagem no app, porque ele é atualizado constantemente.

Gastos

O preço dos combustíveis foge ao controle da Uber, mas entendemos a insatisfação e trabalhamos para ajudar os motoristas parceiros a reduzir gastos fixos. Por meio do nosso programa de vantagens para parceiros, o Uber Pro, buscamos parcerias como a da rede Ipiranga. Pagando com o app abastece-aí, o motorista parceiro da Uber tem direito a 4% de cashback sem que, para isso, precise gastar nenhum dos seus pontos do programa KM de Vantagens. Isso significa que, além de receber de volta parte do valor gasto, o parceiro ainda acumula mais pontos que pode usar, por exemplo, em trocas de óleo. Com o Uber Pro, os parceiros ainda têm acesso ao Uber Chip, plano pré-pago com preços especiais e que não desconta dados no uso de apps como Uber Driver, Waze e WhatsApp.

A Uber vem adotando diversas medidas sociais para auxiliar o enfrentamento à pandemia e desde o início mantém um fundo para apoiar motoristas parceiros. A maior parte dos recursos foi dedicada a oferecer assistência financeira aos parceiros que precisaram parar de trabalhar por recomendação médica – apenas em 2020, foram transferidos 30 milhões de dólares com esse auxílio aos parceiros em todo o mundo.

Motoristas e entregadores parceiros também podem solicitar, por meio do próprio aplicativo, reembolso para itens de proteção, como álcool em gel e máscaras.A empresa inaugurou ainda centros de higienização em algumas capitais, que permitem que os parceiros façam gratuitamente a desinfecção dos veículos e das mochilas de entrega com solução usada na sanitização de hospitais.

Cancelamentos

Motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgarem necessário. Cancelamentos injustificados muito excessivos, reiterados ou para fins de fraude, porém, configuram violação ao Código da Comunidade e aos Termos de Uso por prejudicarem o funcionamento da plataforma para todos. Temos equipes e tecnologias próprias que revisam constantemente as viagens e cancelamentos para identificar suspeitas de violação e, caso sejam comprovadas, banir as contas envolvidas.”, finalizou.

Confira abaixo imagens que revelam pedidos inusitados de passageiros e que revoltam os motoristas:

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(Matéria editada dia 10/08 para acréscimo de informações encaminhadas pela Uber)