‘Cometa de Natal’, Leonard poderá ser visto esta semana em MS; veja como observar

Evento raro será vista uma única vez

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Cometa poderá ser visto entre este domingo e terça-feira
Cometa poderá ser visto entre este domingo e terça-feira

O cometa Leonard, descoberto no início de 2021, se aproxima da Terra e poderá ser visto a olho nu entre este domingo e terça-feira (14). Assim, recebeu o apelido de “Cometa de Natal”.

O brilhoso objeto poderá ser visto no céu de Mato Grosso do Sul e de todo o Brasil, sem necessidade do uso de telescópio ou outros equipamentos. Porém, a observação dependerá das condições meteorológicas.

Como observar o cometa Leonard?

Primeiramente, é preciso deixar claro que ele será avistado pouco antes do amanhecer. A principal recomendação para ter uma visão privilegiada da passagem do cometa é buscar lugares sem poluição visual, com horizonte e céu limpos. Binóculos e telescópios podem ajudar a localizá-lo e rastreá-lo.

Segundo pesquisadores, a ‘cauda’ de poeira característica desse tipo de astro tem um brilho de magnitude quatro, semelhante ao de uma estrela média.

Um perfil no Twitter chamado ‘Comet C/2021 A1 (LEONARD)’ dá atualizações sobre a situação atual do cometa e dicas para vê-lo.

As estimativas foram possíveis graças a trajeto estimado por cientistas após o astrônomo americano Gregory J. Leonard descobrir o corpo celeste entre Marte e Júpiter.

A estimativa dos especialistas é de que em janeiro de 2022 o cometa chegue no ponto mais próximo do sol. Como a trajetória é unilateral, ele nunca mais será visto novamente.

Conteúdos relacionados

Papai Noel dos Correios